Meu primo Ricardo e as aulas do professor Renato
Meu primo Ricardo José Pedro sempre gostou de praticar esportes e atividades físicas e, até hoje, anda fazendo caminhadas e correndo pela cidade de São Paulo. Seguiu os ensinamos do papai Tufi, um craque na vida e defensor do futebol-arte e da ginástica.
Nossa amizade começou no campinho de terra da Vila Tibiriça (Estação) na Estância Turística de Piraju (SP), durante o campeonato escolar da cidade. Eu jogava de zagueiro pela EEPG Ataliba Leonel e o meu primo como atacante pela EEPSG Nhonhô Braga. Vencemos de goleada (quatro a zero) e eu ainda ganhei um irmão que me faz rir até hoje.
Durante às tardes, fugíamos para o Iate Clube Piraju ou para o Estádio Municipal Gilberto Moraes Lopes. Enquanto Ricardo e o nosso amigo Elon trocavam “embaixadinhas”, eu inventava movimentos para não ficar ali parado.
Meu primo corrigia minha postura ao correr, especialmente dos braços e da coluna. Foi assim até eu ir embora de Piraju para estudar em Londrina (PR). Agora, a vigília cabe às minhas irmãs Christiane e Hellen e ao meu amigo Luis Gustavo Lopes Villas-Boas
Lembrei disso, porque, agora, eu e a minha esposa Analuiza estamos frequentado as aulas de Pilates do professor Renato Panzarini Moletana na Academia Corpus 2, no Bairro de Santa Cecília, na capital paulista. O local é muito legal, com destaque para a limpeza, organização e atendimento.
Nosso professor é exigente e criativo, sempre trazendo novidades à aula. Um de seus ensinamentos é caracterizado pela necessidade de fazer o exercício corretamente, prestando atenção ao movimento corporal. Além disso, ele pede calma e concentração, com o controle da respiração sendo fundamental para o sucesso daquela atividade.
Tenho o maior respeito aos profissionais que exercem suas funções com sabedoria. Renato é um deles que, assim como o meu primo, ama fazer exercícios e lembrar as pessoas de manter o equilíbrio entre o corpo e a mente.
* Luciano Maluly é professor do curso de Jornalismo na ECA-USP