EntrevistasReportagens

Visita aos Boxes do pentacampeão da Stock Car Cacá Bueno

* Guilherme Pereira dos Santos*

Carlos Eduardo Santos Galvão Bueno, mais conhecido como Cacá Bueno, natural do Rio de Janeiro, é, aos 47 anos de idade, um renomado piloto brasileiro, com uma carreira de sucesso no automobilismo de turismo e stock car. Cacá iniciou sua carreira no kart, onde obteve destaque, antes de migrar para categorias de monopostos. Sua ascensão no automobilismo brasileiro ocorreu especialmente na Stock Car, onde se tornou um dos pilotos mais bem-sucedidos e reconhecidos. Ao longo de sua trajetória na Stock Car, acumulou diversos títulos, conquistando 5 vezes o campeonato brasileiro da categoria. Ele se destacou não apenas pela velocidade nas pistas, mas também por sua habilidade estratégica e consistência ao longo das corridas.

No dia 06 de julho deste ano, em um evento organizado pela Red Bull, um dos patrocinadores da equipe do piloto (KTF), alguns alunos do curso de engenharia da POLI – USP, que fazem parte de grupos de extensão voltados aos motorsport, foram convidados a visitar os boxes de Cacá Bueno na etapa de Interlagos. Lá foi possível conhecer um pouco mais sobre a dinâmica de um dia de treinos na categoria e poder ouvir relatos dos engenheiros, mecânicos e histórias do próprio piloto. Além de termos a oportunidade de realizar um “Track Walk” por toda a pista de Interlagos como o próprio Cacá Bueno.

A seguir vão algumas perguntas realizadas ao piloto no dia da visita:

• Quais as expectativas para a etapa de Interlagos?

“Estou otimista pelos últimos resultados, mas há muito o que melhorar. A Stock Car é uma variação muito grande ao longo do ano, então temos que aproveitar os momentos”.

• O carro está bom nesta temporada?

“Sim! Conseguimos chegar até aqui sem problemas mecânicos, conquistando um 2° lugar na última etapa, de Cascavel. A equipe de mecânicos é incrível! Temos só que focar em melhorar nossa performance em classificação ”.

Carro utilizado por Cacá na temporada 2023

Por estar muito ocupado com as atividades do dia de treino, não pudemos realizar muitas perguntas ao piloto. Mas ao longo dos anos, Cacá Bueno se tornou uma figura icônica no automobilismo brasileiro, conquistando a admiração de fãs e colegas de profissão. Seu legado está associado não apenas às vitórias e títulos, mas também à sua contribuição para o desenvolvimento e popularização do esporte a motor no Brasil.

Ainda assim, conseguimos passar grande parte do tempo acompanhados do Anderson, mais conhecido como “ O nenê”, figura muito simpática, que é o atual chefe de mecânicos da KTF Sports e o responsável pelos boxes do piloto durante as etapas. Durante a maior parte do tempo, Anderson respondeu inúmeras perguntas técnicas sobre o carro, a dinâmica de um box em um dia de corrida e também se mostrou super disposto a explicar como funcionam os principais componentes que compõem um carro de Stock Car.

Explicando o funcionamento de um câmbio e os demais componentes internos de Stock Car.

* Guilherme Pereira dos Santos é aluno da disciplina Jornalismo Esportivo: a pauta além do futebol na ECA-USP.

Fotos: GPS