Quintanilha lança livro “O Automóvel e Seus Sentidos Mutantes” no dia 22 de março
Sergio Quintanilha, editor do Guia do Carro (Terra), lança no dia 22 de março, na Livraria Mandarina, em São Paulo, o livro “O Automóvel e Seus Sentidos Mutantes”.
O livro é uma versão reduzida da tese de doutorado de Quintanilha, desenvolvida numa pesquisa de seis anos e que contou com a participação de dezenas de jornalistas automotivos, que responderam a vários questionários no período. “Todos que responderam são citados de alguma forma”, diz Quinta.
O livro tem 328 páginas em formato 16×23 cm e sai pela Fontenele Publicações. O prefácio é do jornalista e professor Eugênio Bucci, orientador de Quintanilha na USP. A pré-venda já terminou. No dia do lançamento, o livro vai custar R$ 79,90 e será vendido exclusivamente pela Mandarina.
“O Automóvel e Seus Sentidos Mutantes” trata das transformações no significado do automóvel ao longo de 120 anos, com recorte em 1900 (pré-Fordismo), 1940 (Segunda Guerra Mundial), 1980 (consumismo) e 2020 (pandemia). Na obra, Quintanilha faz um relato histórico e crítico do jornalismo automotivo, bem como da indústria automobilística, e oferece uma visão filosófica do automóvel por meio de autores como Baudrillard, Bartes, Augé, Bauman, Beck, Marx, Lacan, Debord e Zuboff, entre outros.
“Acho que o livro é um convite à reflexão sobre o papel do jornalismo automotivo num cenário de metamorfose do mundo e do próprio automóvel”, comenta Quinta.