NA ACADEMIA

Billie Jean King Cup 2024, Brasil x Alemanha, em São Paulo

No final de semana passado, dias 12 e 13 de abril (sexta-feira e sábado), tivemos a disputa contra a Alemanha pelo Qualifier da Billie Jean King Cup, a Copa do Mundo do tênis feminino, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. O Brasil acabou sendo superado pelo talentoso time alemão por 3 x 1.

Após sair perdendo por 2 a 0 no confronto (nos jogos na sexta-feira), a número 1 do Brasil e 13ª do ranking WTA, Beatriz Haddad Maia, venceu Anna-Lena Friedsam por 5/7 6/0 6/1. Na sequência, Carol Meligeni (#345), que buscava o empate para levar a decisão do confronto para as duplas, travou uma grande batalha contra Laura Siegmund. Em 2h36m em quadra, a brasileira inflamou a torcida e levou o jogo para o terceiro set. Lutou ponto a ponto, mas acabou sendo derrotada, por 6/1 2/6 6/3.

Com a derrota, a equipe brasileira disputa os Playoffs da competição em novembro, com adversário a ser definido em sorteio. Já as alemãs jogam as finais da BJKC, em Sevilha, na Espanha.

O Time Brasil foi representado por Bia Haddad Maia, Laura Pigossi e Carol Meligeni (que entraram em quadra), como também por Luisa Stefani e Ingrid Martins (que poderiam ter jogado nas duplas, caso tivéssemos tido os 5 jogos)

O fanático por esportes, sempre presente em grandes eventos com a participação do Brasil (Copas do Mundo, Olimpíadas, Eliminatórias para a Copa, Copa América, Torneios de Tênis, Vôlei, Basquete e Skate, entre outros esportes) e integrante da torcida Movimento Verde Amarelo, Giscard Stephanou, marcou presença no Ibirapuera nos 2 dias, junto com a sua esposa, Michelle Stephanou, e torceu como nunca pelas jogadoras brasileiras.

Apesar da derrota no confronto, destacou a atuação do Time Brasil e a grande atmosfera no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo: “Parabéns para o Time Brasil pela entrega em todos os jogos! Foram muito guerreiras e lutaram demais até o último ponto do jogo da Carol Meligeni. Independentemente do resultado final, foram gigantes e representaram demais o tênis feminino brasileiro! Que orgulho e que espetáculo tivemos no Ibirapuera! Vamos por mais nas próximas competições! Estaremos sempre na torcida!!!”, comentou Giscard.

Essa foi a primeira vez que uma etapa da Billie Jean King Cup foi disputada no Ginásio do Ibirapuera, e a primeira em 20 anos sediada no Brasil. O ginásio tem longo histórico com torneios de tênis, tendo recebido por sete vezes o Brasil Open.

A Billie Jean King Cup, antiga Fed Cup, é um torneio de tênis feminino entre países, em que cada nação convoca cinco tenistas para formar uma equipe. Em cada confronto entre seleções, cinco partidas são disputadas, sendo quatro de simples e uma, última, de duplas se necessário. O país que vencer três jogos primeiro leva o duelo.

Nas fotos, registros das 5 tenistas que integram o Time Brasil (Bia Haddad Maia, Laura Pigossi, Carol Meligeni, Luisa Stefani e Ingrid Martins), além de Bruno Soares, um dos maiores tenistas do Brasil, assim como jogadas das 3 brasileiras que entraram em quadra (Bia, Laura e Carol) e a festa da torcida (com Giscard torcendo muito).

* Edwaldo Costa é jornalista com pós-doutoradp pela ECA-USP.