COLUNA DO MEIO

Um delicioso reencontro

Minha primeira viagem didática após a pandemia aconteceu no último dia 16 de abril de 2024, quando fui  convidado pelo amigo Marcelo Engel Bronosky para participar da banca de defesa de Mestrado em Jornalismo da aluna Luiza Zanotti Moro e, também, para ministrar a palestra sobre Jornalismo Esportivo e Olímpico aos alunos do curso de graduação em Jornalismo, ambos da Universidade Estadual de Ponta Grossa,  no Paraná.

Sou apaixonado pelas temáticas em torno do jornalismo esportivo que, como está na foto, é uma bandeira para a “divulgação do esporte e da educação física”

Fiquei emocionado com  o reencontro e com a recepção calorosa dos queridos Cintia Xavier,  Manoel Moabis Pereira dos Anjos, Rafael Schoenherr e Sérgio Luiz Gadini, além dos colegas Carlos Alberto de Souza, Gabriela Cavalcanti Carneiro de Almeida, Ivan Elizeu Bomfim Pereira e dos demais professores, funcionários e alunos da UEPG.

Gente lutadora que transforma o jornalismo em sinônimo de “qualidade na educação”.

A banca de dissertação de mestrado Radiojornalismo no interior do Paraná: as lógicas da produção da notícia na Rádio CBN Ponta Grossa foi rica em detalhes, com a discussão discorrendo sobre as experiências investigativas. Um dos principais momentos aconteceu quando Luiza demonstrou os percalços da pesquisa de campo na relação, ou melhor, “nos ruídos” que envolvem o trabalho jornalístico. Orientação impecável de Bronosky e debate pontual na arguição de Schoenherr como membro da banca.

A palestra também foi um momento enriquecedor, com casa lotada e público atento. Ressaltei a importância do jornalismo para a divulgação da prática esportiva e da atividade física, especialmente como meio fundamental para o fomento de políticas públicas que auxiliem à população brasileira.

Como mensagem final, eu gostaria de dizer que a UEPG é um lugar especial, onde me sinto honrado, respeitado e com orgulho de ser professor de Jornalismo.

FONTE E CRÉDITOS: https://www.uepg.br/visita-luciano-maluly/