Notícias

Livro da COM-ARTE relembra os 30 anos do título brasileiro no Mundial de Basquete Feminino

O Brasil conquistou o Campeonato Mundial de Basquete Feminino, na Austrália, em 1994, resultado que, no início, parecia impossível. Aos poucos, a equipe comandada pelo técnico Miguel Angelo da Luz avançou até a consagração.

Antes da final, porém, o Brasil venceu as poderosas norte-americanas nas semifinais do torneio, jogo que é considerado, por muitos especialistas, como um dos principais da história do basquete.

O time estava unido e blindado pela experiência de jogadoras como Paula e Hortência, do talento de Janeth e da juventude das jovens Alessandra, Leila, entre outras. O jogo final foi contra a China, de Zheng Haixia, 2,03m, considerada uma das melhores pivôs de todos os tempos e que derrotou o Brasil no início do campeonato.

A seleção venceu as chinesas por 96 a 87 após conseguir neutralizar os passes, principalmente para Haixia.

A equipe contava com Hortência, Paula, Janeth, Alessandra e Leila como base do time titular, além de Hellen, Roseli, Adriana, Ruth, Simone, Dalila, Cíntia e Ruth.

A Comissão Técnica era formada por Miguel Angelo da Luz (treinador), Sérgio Maroneze Duarte (assistente técnico), Hermes Balbino (preparador físico), Marli Kecorius (médica), Marisa Lebeis (fisioterapeuta), José Pedro Felício (massagista), Waldir Pagan Perez (supervisor), Raimundo Nonato (chefe da delegação), Sérgio Barros (assessor de imprensa). O presidente da Confederação Brasileira de Basquete era Renato Brito Cunha.

A memória afetiva de milhares de brasileiros ainda guarda a frase “O BRASIL ACORDA CAMPEÃO DO MUNDO!” dita durante a narração emocionada de Luciano do Valle, na transmissão, pela TV Bandeirantes, na madrugada do dia 12 de junho de 1994.

Biografia do técnico campeão do mundo será lançada esse ano

Os fatos que envolvem a conquista do mundial e outras histórias, como a medalha de prata olímpica, estarão na biografia Miguel Angelo da Luz e o Melhor Basquete Feminino do Mundo: “Não é só sorte” dos jornalistas e professores Luciano Maluly, Marcelo Cardoso e Valdir Baptista (in memorian).

O livro revela a trajetória do desconhecido treinador carioca e professor de Educação Física, que chegou desacreditado à seleção e acabou coroado em 1994 como o melhor treinador de basquete do mundo.

A pesquisa, juntamente com a redação do livro, durou mais de quatro anos, período em que os autores entrevistaram e colheram depoimentos de quase trinta personagens que fizeram parte das histórias.

Entre as pessoa que colaboraram estão as jogadoras Hortência, Paula, Alessandra, Marta, Janeth, Hellen e Cintia, os jornalistas Marcelo Barreto e Juarez Araújo e, também, Sérgio Maroneze e Hermes Balbino, respectivamente auxiliar-técnico e preparador-físico que atuaram com Miguel Angelo.

A obra está sendo editada pela Com-Arte, de São Paulo, uma das principais editoras universitárias da América Latina, e será lançada no segundo semestre, tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo.

FOTO: divulgação CBB