CrônicasNotícias

Projeto Crônicas Olímpicas celebra a crônica esportiva na edição Paris 24

O projeto “Crônicas Olímpicas” está de volta para capturar a magia dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024. Idealizado por Fernanda de Aragão, escritora, professora universitária e doutora em Educação Física, e Márcio Assêncio Araújo, ex-ecano, publicitário, redator e diretor de criação, o projeto celebra a rica tradição da crônica esportiva brasileira, imortalizada por autores como Nelson Rodrigues, Armando Nogueira, Mário Filho e João Saldanha. Após o sucesso da edição Tóquio 2020/21, que resultou em mais de 120 crônicas que contam a história e o espírito do evento, a iniciativa reúne novamente uma diversidade de vozes e experiências.

A edição Paris 24 terá a participação de escritores, jornalistas, publicitários, intelectuais e profissionais de Educação Física, garantindo uma ampla gama de perspectivas. O projeto reflete a visão de seus idealizadores de ser uma iniciativa simples e genuína, feita por quem gosta de ler e escrever.

O Crônicas Olímpicas nasceu como um desdobramento do bem-sucedido projeto Crônicas da Copa, cuja primeira edição aconteceu em 2018, com a Copa do Mundo da Rússia. Incluindo a Copa do Catar de 2022 e as Copas Femininas de 2019 e 2023, o Crônicas da Copa soma mais de 500 crônicas publicadas. Juntos, os projetos já contaram com textos de mais de 70 autores.

Ambas as iniciativas têm como objetivo perpetuar a rica tradição da crônica esportiva, oferecendo um espaço onde os autores podem explorar as emoções, histórias e momentos significativos destes grandes eventos esportivos. Mais do que uma análise dos fatos, os textos oferecem interpretações pessoais com olhares poéticos, humorados e críticos.

Sem fins lucrativos, o projeto conta com a contribuição de profissionais renomados ao mesmo tempo que abre suas portas para escritores anônimos, criando um ambiente onde a troca é constante e resultando em um projeto plural e colaborativo.

A ideia é aproveitar a oportunidade destes grandes eventos para estimular autores e leitores através da crônica esportiva. Para saber mais, acesse: Crônicas Olímpicas e Crônicas da Copa.

 

* Fernanda de Aragão [ e Ramirez ]

Empreendedora, está à frente das EdTechs UniComplementar e Kander, voltadas ao Ensino Superior e Cursos Livres On-line. Doutora pela UNICAMP, desenvolve pesquisas em psicanálise e esporte. Arte-experimentadora, criou o projeto Diz-Quetes, e outros, junto ao Letra Corrida, ateliê de Literatura e Criatividade. Escritora, seu primeiro livro, Língua Crônica, foi premiado pela União Brasileira de Escritores. É idealizadora dos projetos Crônicas da Copa e Crônicas Olímpicas. É paulistana de nascimento. Em conjunto com amigos criou o blog Ser-Tão Paulistano. “Fê.liz”, se diz mais “Fê.bricitante” do que “Fê.menina”.