A Melhor Premiação do Ballon d’Or 2024
Mesmo que você não seja uma pessoa que acompanha futebol, deve ter sido quase impossível ficar alheio à premiação do jornal France Football, mais conhecida como “A Bola de Ouro”. A grande polêmica em torno da vitória do jogador Rodri, do Manchester City, deixando o brasileiro Vini Jr. em segundo lugar, foi notícia em quase todos os veículos de imprensa e motivo de discussões nas redes sociais.
Controvérsias à parte, o maior acerto do evento foi condecorar a jogadora espanhola Jenni Hermoso com o “Prêmio Sócrates”. O prêmio, que leva o nome do ex-jogador brasileiro, foi criado para identificar e homenagear ações de solidariedade promovidas por personalidades do futebol.
Para quem não sabe, Jenni Hermoso denunciou o presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, por agressão sexual em 2023. Na final da Copa do Mundo daquele mesmo ano, vencida pela seleção espanhola, o ex-cartola deu um beijo não consensual na jogadora durante a entrega de medalhas. A atitude, que gerou um enorme constrangimento não só para a jogadora, mas para todos que estavam acompanhando, ofuscou totalmente o momento que deveria ser de glória das jogadoras.
Logo após o ocorrido, uma sucessão de protestos aconteceu contra Rubiales. Apesar do posicionamento inicial de que ele não renunciaria, o dirigente não aguentou a pressão e abdicou do cargo. Quase dois meses depois do beijo não consensual, a FIFA decidiu banir por três anos o ex-presidente da RFEF (Federação Espanhola de Futebol). Além disso, mesmo antes da punição da FIFA, a jogadora já havia feito uma queixa formal contra Rubiales pela conduta imprópria dele. Em junho deste ano, a justiça espanhola anunciou que o julgamento deverá ocorrer em fevereiro de 2025. Caso seja condenado, Rubiales pode pegar até dois anos e meio de prisão. Esta é a pena solicitada pelo Ministério Público espanhol, além de outras penalizações que incluem pagamento de indenização.
Se os votantes do prêmio Ballon d’Or de melhor jogador do ano perderam uma excelente oportunidade de mandar um recado à sociedade sobre o tipo de atitude que eles condenam, não podemos dizer o mesmo no que se refere à homenagem feita a Jenni Hermoso. Em seu discurso de agradecimento, ela citou sua preocupação e desejo de que o futebol seja um esporte seguro para as mulheres: “Hoje eu acordei lembrando das palavras de uma menina que me disse há poucos dias: ‘Eu sonho em ser uma jogadora de futebol como você’. Em um momento tão importante como este, a voz dela me inspira e me encoraja a continuar. Essa menina merece um futebol feminino livre de preconceitos, livre de violência de gênero”.
Premiações sobre os melhores de qualquer coisa tendem a não ser unânimes. Na questão da derrota do Vini Jr., entendo que os quesitos analisados se baseavam no que os jogadores fizeram dentro de campo. Mas fica mais complicado acreditar que uma votação seja totalmente imparcial, principalmente quando se trata de uma indústria altamente midiática e rica, como o futebol. Cada votante é um ser humano inserido dentro de uma sociedade interconectada e vota também baseado em emoções e valores.
Apesar da enorme frustração de não ter visto o Vini Jr. saindo condecorado da cerimônia, para nós, mulheres e todos que apoiam o futebol feminino, o reconhecimento à Jenni Hermoso é algo que pode contribuir para a construção de um futebol mais justo e seguro para as mulheres.
* Emiliana Ramos é publicitária e escritora