Remo, esporte universitário e vida acadêmica

Editoração, Fotografia e Entrevista: Luiz Fernando Galati, Bruno Endo e Ivie Porto.

O esporte envolve vitórias, derrotas, histórias de paixão e superação. Envolve pessoas com as mais diversas motivações, desde o lazer até a prática esportiva como carreira. Embora a USP ofereça muitas opções como futebol ou remo, a mídia ainda oferece pouca cobertura para o esporte universitário. Buscando entender um pouco mais esse contexto, vamos entrevistar o professor de remo do CEPEUSP, Marcos Ito, que possui uma rica história ligada ao remo e à USP.

Professor de Remo Marcos Ito Créditos: Bruno
Professor de Remo Marcos Ito
Créditos: Bruno

Ivie Porto: Neste semestre, você está treinando alunos para a Taça USP de Remo. Ela tem como objetivo difundir o esporte e os valores do remo. Quais os principais valores que você considera que o remo apresenta?

Professor Marcos Ito sendo entrevistado Créditos: Bruno
Professor Marcos Ito sendo entrevistado
Créditos: Bruno

Ivie Porto: A Nathalia de Mello, atleta treinada pelo senhor, ficou em 3º lugar no Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos em 2016, na prova Single Skiff Feminino Senior. Qual você acha que foi o impacto dessa vitória para o CEPEUSP? Você acha que esse fato ajuda a valorizar o esporte universitário?

Equipe da Entrevista Créditos: Bruno
Equipe da Entrevista
Créditos: Bruno

Ivie Porto: Quais as principais diferenças entre o treino universitário e o profissional? Você acha que o esporte universitário serve como um preparo para o âmbito profissional?

Barco Escola - Raia Olímpica USP Créditos: Bruno
Barco Escola – Raia Olímpica USP
Créditos: Bruno

Ivie Porto: Os EUA apresentam o esporte universitário como porta de entrada para o esporte profissional. O que você acha que falta para que o esporte universitário consiga atrair grandes talentos no Brasil? Ou eles já estão lá e falta percebê-los como tal?

Raia Olímpica da USP Créditos: Bruno
Raia Olímpica da USP
Créditos: Bruno

Ivie Porto: Professor, muito obrigada pela entrevista. Por favor, sinta-se à vontade para considerações finais que você achar pertinentes.