Artigos

CrossFit: interesse e polêmicas

por Lázaro Campos Junior e Rafael Paiva

O CrossFit é uma modalidade esportiva de crescente popularidade. Criada por Greg Glassman, a CrossFit Inc. possui cerca de 13 mil academias (boxes) afiliadas. O Brasil não fica de fora, já são mais de 600 boxes pelo território brasileiro (segundo o próprio site da CrossFit Inc.). Para conhecer mais a respeito do esporte, entrevistamos Luiz Fernando Almeida, 36, professor e proprietário da CrossFit Moikanos, em Campinas.

Como foi o seu envolvimento com CrossFit?

Luiz Fernando: Me envolvi com o CrossFit há pouco mais de 3 anos. Foi uma forma de me preparar fisicamente para prática do hockey in-line, a qual era minha profissão. O CrossFit era um desafio e uma diversão ao mesmo tempo e por isso comecei a usá-lo como ferramenta. Hoje sou proprietário e também dou aula.

Como é a preparação para se tornar um professor de CrossFit? Há algum curso ou algo específico para exercer essa função?

LF: Um professor de CrossFit tem que fazer um curso licenciado pela a empresa CrossFit. Aqui no Brasil, além deste curso, o professor deve ser formado em Educação Física. CrossFit é uma modalidade esportiva muito técnica, o professor tem que buscar conhecimento sempre, para poder ensinar da melhor forma possível seus alunos.

A cada ano, nota-se o aumento exponencial no número de espaços destinados à prática do CrossFit. Afinal, no que consiste esse programa de treinamento?

LF: É um programa de treinamento que envolve exercícios funcionais variados de alta intensidade. Tratamos o corpo do aluno como um todo, trabalhando do centro do corpo para as extremidades. Ensinamos movimentos de LPO (Levantamento de peso olímpico), ginástica e exercícios aeróbicos.

Então, já que se trata do centro para as extremidades, existem graus de exercícios conforme a pessoa vai praticando o CrossFit (Trabalhando o centro e depois as extremidades)? Ou isso se relaciona com a sequência do Workout of the Day (WOD)?

LF: Não há divisão centro e depois as extremidades. Os exercícios em si já demandam esta sequência de força. WOD é a parte onde o head Coach [treinador] usa sua criatividade e sua periodização para variar os treinos. Tanto quanto tempo de duração, quantidade, carga etc. As aulas têm duração de uma hora, em que normalmente é trabalhado: o Warm-up (Aquecimento), mobility (mobilidade) , technique (técnica) e o final do treino, o WOD.

Qual é o segredo dessa atividade física para atrair uma quantidade tão significativa de praticantes?

LF: CrossFit é uma atividade que desperta o desafio pessoal. É dinâmico, não repetitivo e uma atividade em grupo. Esses fatores são determinantes para a procura ser grande. Outro forte fator é bom resultado do programa.

Na maioria dos vídeos que apresentam a modalidade, percebe-se que os esportistas são jovens e com um porte físico diferenciado. Assim sendo, o perfil do praticante de CrossFit é determinado ou essa atividade permite a atuação de indivíduos com outros atributos físicos?          

LF: CrossFit é para todos. Estes vídeos mostram competições de alto nível com os melhores atletas de CrossFit competindo. É como assistir vídeos de qualquer modalidade esportiva em seu mais alto nível e verá essas mesmas características. Os vídeos são muito diferentes do dia-dia dos box de CrossFit, onde qualquer pessoa pode praticar a atividade sem problema algum.

Luiz Fernando Almeida, proprietário da CrossFit Moikanos (Reprodução/Arquivo pessoal)
Luiz Fernando Almeida, proprietário da CrossFit Moikanos (Reprodução/Arquivo pessoal)

De um modo geral, as pessoas acreditam que a modalidade só faz a utilização do próprio corpo, entretanto, sabe-se que outros equipamentos auxiliam na prática. Quais são os objetos mais utilizados e de que forma eles ajudam?                      

LF: Temos LPO, Levantamento de peso olímpico. Usamos sobrecarga. Temos ginástica e o aeróbico onde envolve o peso corporal. Mas usamos corda naval tanto para bater como para subir nela. Usamos ketlebell. Na verdade, não tem limite para o que podemos usar, é só ter criatividade e montar o treino.

Como é o ambiente nos treinamentos? As pessoas se ajudam ou o clima de disputa é dominante?                     

LF: Posso dizer aqui no CrossFit Moikanos o clima é de companheirismo todos se ajudando e buscando o melhor de cada sempre. Se forma uma família mesmo.   

As competições da modalidade são marcadas, sobretudo, pelo tempo curto e pela elevada quantidade de peso e repetições. Não é à toa que alguns desmaios ocorrem no decorrer das atividades – conforme ocorreu com a atleta Sayuri Fukushima em um dos maiores torneios recentemente (Leia mais). O que você pensa sobre os formatos atuais das competições e do modo como o corpo do esportista é afetado?                 

LF: Na verdade, as baterias são bem variadas. Nem sempre são curtas e com altíssimo peso. A característica do CrossFit é ser funcional, variado e de alta intensidade. Então as provas são montadas em cima destas características, nada mais justo, na minha opinião. Cabe ao atleta saber seus limites e respeitá-los.

Pesquisas recentes apontam que treinamentos de alta intensidade, sobretudo os que envolvem movimentos mais intensos e repetitivos, podem levar a apoptose (morte celular) de linfócitos, o que provoca uma diminuição na imunidade. De que modo é possível evitar essas situações?

LF: Estudos apontam que a apoptose induzida pelo exercício é um processo regulatório normal. Isso se torna útil no sentido de remover certas células lesadas com ausência de resposta inflamatória pronunciada, otimizando, assim, as funções do organismo.

Ao longo dos anos, é possível observar que a pirâmide etária do Brasil está se modificando, isto é, o país está envelhecendo. Posto isso, como são preparados os treinamentos para o pessoal da terceira idade?

LF: CrossFit é para todos, o treinamento já é adaptado para todos os níveis de aptidão física. Não importa a faixa etária.

Você acredita que esse esporte acaba sendo prejudicado em virtude dos estereótipos relacionados a ele?

LF: Eu acredito que o esporte é prejudicado pela falta de informação. Muitas pessoas especulam contra sem saber nada a respeito. Normalmente se baseiam por vídeos das redes sociais, sem saber o porquê e como os exercícios estão sendo feitos.

Se você pudesse explicar o objetivo do CrossFit sucintamente, de que modo faria?

LF: Um esporte apaixonante, que te traz o desafio de encontrar e superar seus limites todos os dias. Mostra que você é capaz de fazer coisas que você jamais imaginaria conseguir. Também tem o lado social. O CrossFit com certeza te insere em uma nova família. Todos encontram um senso de companheirismo, de ajudar o próximo. Realmente existe um sentimento incrível dentro do dia a dia no box de CrossFit.