Visita ao Esporte Clube Pinheiros

Sobre as águas do Pinheiros: Os esportes aquáticos no clube mais olímpico do país

Símbolo maior da integração entre associados e profissionais, o esporte aquático é referência no Pinheiros desde sua fundação

Por: João Victor Escovar, Rafael Battaglia e Rafael Castino 

whatsapp-image-2016-11-29-at-10-37-35

O Esporte Clube Pinheiros é o mais vitorioso da história olímpica brasileira. Grande incentivador dos esportes como um todo, o clube reúne tanto atletas de alto nível quanto associados dispostos a praticar algum exercício físico, além de promover atividades sociais, culturais e de lazer.

Situado numa área enorme na zona oeste da capital paulista, entre a Avenida Brigadeiro Faria Lima e a marginal do rio Pinheiros, o clube abarca grande estrutura, tanto física como pessoal, para a prática dos mais diversos esportes. Ginástica artística, judô e esgrima são exemplos de esportes incomuns em nosso cotidiano, relembrados apenas a cada quatro anos.

Em todas as modalidades, existe a preocupação em aproximar o praticante comum dos atletas de alto rendimento, incentivando, por um lado, o surgimento de novos talentos, e por outro, a promoção do esporte como meio de estímulo à cooperação e à uma vida saudável.

dsc00035
Crianças treinam na mesma piscina que os atletas profissionais

 

Os exemplos mais marcantes dessa aproximação vem dos esportes aquáticos. Em uma das piscinas olímpicas do Pinheiros, por exemplo, em dias de competição  de alto nível, oito raias de 50 metros de comprimento são montadas na horizontal. Já na prática diária dos associados, as raias ficam na vertical: vinte de 25m. Há treinos recorrentes da modalidade para todas as categorias de idade, sexo ou experiência, bem como em outros esportes praticadas na água, como saltos ornamentais, remo e polo aquático.

O grande ícone da natação pinheirense nos últimos tempo foi César Cielo, atleta do clube entre 2003 e 2010. Em meio a muitas medalhas conquistadas nos mais diversos torneios, Cielo atingiu o ápice ao tornar-se campeão olímpico dos 50m livre nos Jogos de Pequim, em 2008. Foi também a única medalha dourada entre as várias que os atletas do Pinheiros conquistaram nas Olimpíadas.

iei
César Cielo, campeão olímpico pelo Pinheiros em Pequim, 2008. (Foto: Reprodução)

 

A história dos esportes aquáticos do clube se expande para além de seus muros. A relação do Pinheiros com suas águas já é antiga. Fundado em 1899, com nome de Sport Club Germânia, a sede da associação é vizinha a um dos rios mais populares de nossa Grande São Paulo, o rio Pinheiros. Durante esse século, a associação acompanhou toda a transformação passada por aquele curso — antes livre, natural e berço da natação da equipe, agora retificado, após um processo implementado por nosso governo de 1928 a 1950. Em seu museu, o clube expõe fotos antigas daquele trecho que hoje, infelizmente, encontra-se poluído e impossibilitado de receber qualquer atividade esportiva.

imagem-rio-pinheiros-final
Museu do Pinheiros: painel mostra mudanças no clube e em seu entorno