Artigos

Pesquisa e entrevista sobre Triathlon

 

Pesquisa e entrevista sobre Triathlon
André Justo dos Santos Schmid
                                                                                                                                        Foto: Gabriela Freire
                                                                       Thomas Rainer em seu treino na Cidade Universitária.
O que é Triathlon?
Triathlon é uma palavra grega que designa um evento atlético composto por três modalidades, assim o esporte se originou da junção três: natação, ciclismo e corrida. O esporte ainda é pouco conhecido no Brasil, mas vem ganhando destaque nos últimos 5 anos. Provas passaram a ser televisionadas em canais esportivos, equipes universitárias foram formadas e grupos de atletas hoje viajam juntos ao redor do Brasil e do mundo para cometir provas.
As provas são realizadas sem interrupção de uma modalidade para a outra. Só há uma prova que é realizada durante 3 dias, que é o Ultraman.
Origem
A origem do triathlon é dos Estados Unidos da América (EUA), e surgiu especialmente em um clube de atletismo em San Diego na década de 1970, chamado de San Diego Track Club. Na época o técnico da equipe decidiu passar um treino, para que os atletas fizessem durante as férias, que incluía ciclismo e natação para os atletas cumprirem durante o seu descanso. Quando os atletas retornaram, o técnico decidiu fazer um teste com o objetivo de conferir se eles haviam cumprido o programa. O teste era composto de 500 metros de natação, 12 quilômetros de ciclismo e 5 quilômetros de corrida. Com os bons resultados e o gosto dos atletas pelo novo treino, a prática foi instaurada nos anos seguintes. Assim surgiu o triathlon, que passou por algumas reformulações, até tomar sua forma atual na década de 1980. Embora já bem conhecido nos EUA e em outros países, somente passou a integrar o quadro olímpico em 2000, em Sidney.
Modalidades/Provas
Existem três tipos de provas mais conhecidas e  disputadas no triathlon, que são: o short triathlon (sprint), o triathlon olímpico e o ironman.
 O Short triathlon é a prova mais indicada para quem está iniciando no esporte, já que exige menor esforço dos atletas: são 750 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e 5 quilômetros de corrida. O triathlon olímpico é composto de 1,5 quilômetros de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida. Diferente das outras duas, e com um grau de exigência infinitamante maior, a prova mais longa e renomada do esporte é o Ironman. Tem esse nome justamente por ter que ser um homem de ferro para conseguir completar a prova. No ironman o atleta deve nadar 3,8 quilômetros, pedalar 180 quilômetros e correr 42 quilômetros (uma maratona inteira!!!).
A primeira grande competição de triathlon foi justamente um Ironman, que ocorreu no Havaí. Um grupo de amigos em um bar estava discutindo qual modalidade, natação, ciclismo ou corrida era mais exaustiva. Assim, a competição foi organizada com o intuito de esclarecer qual dos atletas (nadador, ciclista ou corredor) tinha o melhor condicionamento físico, que possuía a maior resistência.
Embora o ironman do Havaí seja a prova mais tradicional, outros ironmans são disputados ao redor do mundo, principalmente na Europa e EUA. Aqui Brasil, é organizado anualmente um ironman em maio em Florianópolis, Santa Catarina.
Outras provas:
⦁ Meio-Ironman ou ⦁ Ironman 70.3: 1.9 km de natação / 90 km de ciclismo / 21 km de corrida
⦁ Ultraman: 10 km de natação / 421 km de ciclismo / 84 km de corrida (Esta prova é a única que é feita em três dias)
O recorde mundial do Iroman foi feito por Craig Alexander, em 2011, com 8h3’56’’.
É um esporte de elite
O triathlon é um esporte muito caro: uma bicicleta pode custar R$15.000,00, os treinos demandam muitos equipamentos e inscrições nas competições tem taxas altíssimas. Esses fatores contribuem para a não popularização do esporte no Brasil, porque são poucas as pessoas com condições de pagar por tudo.
Presença no Brasil
Como dito anteriormente, o triathlon ainda não está muito inserido no Brasil, mas vem ganhando espaço nos últimos anos. Já existem confederações estaduais e também a CBTri, a Confederação Brasileira de Triathlon, que da apoio a todos os praticantes no país.
Principais Atletas
Os principais atletas brasileiros da modalidade em 2017 foram, segundo a CBTri: Manoel Messias, Danilo Pimentel e Kaue Willy no masculino, e Luisa Baptista, Beatriz Neres e Vittoria Lopes no feminino.
No cenário internacional, Daniela Ryf e Mirinda Carfrae são referências. No masculino, o mais conhecido é Craig Alexander, recordista mundial.
Entrevista
Para entender melhor a vida de um atleta, segue a entrevista realizada com Thomas Rainer, 22 anos, aluno de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas e atleta de Triatlhon há 2 anos.
     
Blog de Jornalismo Esportivo (BJE): Thomas, como você conheceu o Triathlon?
 : Eu conheci oThomas Rainer Triathlon 2 anos atrás com um amigo meu. Ele sempre gostou de correr e pedalar mas não praticava natação, e eu desde pequeno competia no clube pinheiros. No meio de conversas sobre esportes, ele me disse que havia o triathlon, que eu já até conhecia mas nunca tinha pensado em praticar. Nesse vai e vém, decidimos experimentar. Não foi nada planejado, apenas juntamos os nossos interesses em uma modalidade.
Blog de Jornalismo Esportivo (BJE): O que mais te atraiu no esporte?
Thomas Rainer: Para ser sincero, o que mais me motiva nesse esporte é superar meus próprios limites. É um esporte doloroso, que cansa, você sai derrotado dos treinos, querendo até vomitar. Mas quando você consegue bater seu PB (personal best), a sensação é demais. Provar para si mesmo que você pode mais, sempre, não tem preço.
Blog de Jornalismo Esportivo (BJE): Como você vê o esporte hoje no Brasil?
Thomas Rainer: Ainda é pouco divulgado. O que dificulta muito é que é um eporte muito caro. Tem que pagar manutenção de equipamentos, comprar suplementos, manter uma dieta adequada… Uma bicicleta top de linha custa mais de R$15.000,00. Poucas são as pessoas que podem pagar por isso. Mas ainda assim, desde que começei, vi muitas pessoas entrando na modalidade ou pelo menos começando a se interessar.
Blog de Jornalismo Esportivo (BJE): Quais seus objetivos no triathlon?
Thomas Rainer: Meu grande objetivo é um dia completar um Ironman. Sei que é muito difícil, exige muito treino e preparação de meses, até mais de um ano. Como começei faz 2 anos, ainda não estou preparado para isso. Vou aos poucos adequando meus treinos e cada vez fazer provas mais longas, até que um dia eu possa competir um Ironman no Havaí ou na Europa.
Blog de Jornalismo Esportivo (BJE): Para terminarmos, que dica você daria para pessoas que querem experimentar o esporte?
Thomas Rainer: Não desistir. Durante o treino você vai querer parar, ficar pensando que não consegue completar o que está na planilha. Isso não pode acontecer. Bote na cabeça que você está ali para superar os seus limites, mostrar que você consegue. Trata-se de superação e auto confiança.
Para entrar em contato, envie e-mail para: andre.schmid@usp.br