Artigos

O crescimento dos E-Sports no meio universitário

Esequias Odorico Bueno Junior – 9812200

Campeonato Mundial de E-Sports

Os chamados E-Sports, ou Ciberesporte, são os esportes eletrônicos que abrangem desde jogos RPS, FPS até MOBA. O primeiro jogo a ser considerado um Esporte Eletrônico foi o Netrek, em 1993. Atualmente os títulos mais populares são principalmente LeagueofLegends e Counter-Strike.

Existe certa contradição em rotular ou não jogos eletrônicos como esportes. No entanto, o grande crescimento de público e campeonatos, inclusive no meio universitário, tem carimbado cada vez mais a modalidade como um esporte de fato, assim como afirmou o jornalista Marcelo Ferrantini: “A grande verdade é que os eSports são esportes sim. O reconhecimento é importante, de fato, mas, para os incrédulos, resta a aceitação: eles chegaram sim, e chegaram para ficar.”

As competições de E-Sports se tornaram frequentes, com campeonatos brasileiros e mundiais, distribuindo prêmios generosos aos vencedores. Também estão surgindo recentemente campeonatos de E-Sports no contexto universitário. 2017 foi um ano inovador nesse quesito, ocorreram Copa USP, Interusp, TUES e FUPE de LeagueofLegends (LoL). Guilherme Marcolino, paulistano de 19 anos, participou desses campeonatos como estudante da FEA-USP e compartilhou de sua experiência na modalidade:

BJE:Como você iniciou na modalidade?

Guilherme Marcolino: Eu jogava LeagueofLegends antes de entrar na FEA, desde 2012, mas fiquei parado ano passado por causa do cursinho. No segundo semestre deste ano a AAAVC fez um post no grupo geral da FEA, convidando jogadores a jogarem LeagueofLegends pela faculdade, como eu já tinha treinado outra modalidade e estava parado no momento, vi uma ótima oportunidade de voltar ao jogo que eu gostava e ao mesmo tempo representar a FEA em alguma modalidade.

BJE:O que você acha dos campeonatos da modalidade no meio universitário e geral?

Guilherme Marcolino: Os campeonatos de LeagueofLegends no geral são organizados pela empresa que criou o jogo, a Riot Games. Como a empresa vê no E-sports a sua maior forma de promover o jogo e principalmente manter as pessoas jogando, ela investe uma boa parte do seu orçamento com ótimos campeonatos durante todo o ano, com seu ápice no fim do segundo semestre quando ocorre o Mundial. Embora existam diferentes estruturas, no geral, os jogadores recebem um ótimo suporte da empresa(inclusive salário) e o público costuma encher espaços até na mesma amplitude que uma modalidade de esporte mais comum, como o Futebol. Já no meio universitário, a estrutura é mais defasada. Como a Riot Games ainda não organiza os campeonatos, o orçamento fica dependente das Atléticas, jogadores e os raros patrocínios conseguidos pelos organizadores, como no TUES(Torneio Universitário de E-Sports), que no momento é o maior campeonato do meio. O público tampouco é presente como nos campeonatos profissionais, se resumindo a jogadores e pessoas próximas dos jogadores, tal fato se deve provavelmente a falta de divulgação de tais eventos no âmbito universitário. A forma que os campeonatos são jogados no que tange a estrutura de classificação ou o próprio campeonato se mostrou bem ruim, utilizando jogos melhores de 1, podendo classificar equipes menos preparadas, um dos exemplos era o campeonato paulista, um dos mais importantes que joguei e valia uma vaga para o JUBS, apenas recentemente no campeonato da LAAUSP eu joguei com uma estrutura melhor, com jogos melhores de 3, pois os jogadores ajudaram na sua organização. Uma última diferença importante que ocorre no profissional e no universitário raramente, são os jogos presenciais(jogos onde os jogadores vão até um local jogar, invés de jogarem online das suas casas) o que diminui a emoção e a torcida da modalidade,talvez se o público aumentar, isso aumente e tal processo continue se retroalimentando.

BJE:Como é a relação entre as diversas modalidades de E-Sports (Lol, CS, etc)?

Guilherme Marcolino:Na minha experiência recente na FEA, a relação é praticamente nula, os jogadores não se conhecem e pouquíssimos acompanham as outras modalidades, posso dizer pelo o que vejo que os jogadores de LoL são mais empenhados na nossa universidade. No meio universitário em geral a relação das modalidades de E-Sports é boa, pois jogadores de uma modalidade costumam apoiar as outras, o que pode ser visto nos raros jogos presenciais, na minha opinião é uma ação que deve ser estimulada.

BJE:Qual a maior dificuldade para um praticante da modalidade?

Guilherme Marcolino:Algumas dificuldades do meio universitário são parecidas com as modalidades comuns, como horário de treino, mas é agravado no E-Sports pela falta de jogadores, por exemplo na minha equipe eu e mais alguns jogadores regularmente perdemos horas de sono para poder treinar, pois somos do Diurno e outros jogadores do Noturno. Outra dificuldade(essa mais intrínseca ao LoL) é o preconceito das pessoas em relação aos jogadores. Por possuírem uma visão pejorativa do jogo, a maioria das pessoas que não jogam relacionam os jogadores com o estereótipo de pessoas que não saem de casa, não praticam esportes comuns, são anti-sociais e não conseguem se relacionar afetivamente, no meio universitário tudo se torna mais acentuado pois tais coisas são muito mais recorrentes do que na vida em geral. Eu pessoalmente não deixo tal preconceito me abalar e penso que falando que jogo sempre que posso as pessoas podem ver que tal estereótipo não é real e fora do jogo sou um universitário normal como eles, mas já presenciei jogadores falarem que evitam falar que jogam para não cair em tal estereótipo. Enquanto um jogador de uma modalidade comum veste a camisa com o nome da sua modalidade com orgulho, jogadores de LoL escondem que jogam o jogo para não caírem em um estereótipo ruim, se explica o porquê de termos poucos jogadores.

BJE:Por ser uma modalidade nova, os e-sports ainda estão avançando lentamente até ser definitivamente estruturado. Quais você acha que deveriam ser os próximos passos a serem seguidos para a modalidade ser estruturada no meio universitário?

Guilherme Marcolino:Acho que o meu maior norte para isso sempre foram as modalidades que já estão consolidadas, quando eu conheci os esportes universitários no começo do ano, sempre imaginei como seria se os E-Sports existissem na faculdade e tivessem tal estrutura. Hoje em dia eles já existem, o caminho agora é se estruturar como as outras modalidades, divulgar mais para aumentar o número de jogadores, com isso criar a caixinha do time para pagar um bom Coach(como o treinador é chamado nos E-Sports), jogadores de destaque também receberem o destaque da Atlética como nas outras modalidades, mais campeonatos, principalmente os que duram mais tempo e possuem jogos semanais, e o mais importante, conseguir o respeito dos alunos em geral sobre como o E-Sport é um esporte também, pois possui sua carga de dedicação e vários outros atributos de qualquer outra modalidade. Além disso, sonhando mais alto, quem sabe conseguir o patrocínio de alguma marca de periféricos.

BJE:Que dica você daria para alguém interessado em iniciar e para alguém interessado em se profissionalizar na modalidade?

Guilherme Marcolino: Para alguém interessado em iniciar, junte um grupo de amigos e comece a jogar, não precisa ser um time necessariamente, pode ser até apenas você e seu amigo, garanto que você será mais feliz jogando do que sozinho, amigos também são importantes para continuar no jogo. Agora, para se profissionalizar, adicione ao que eu falei uma grande carga de perseverança, autocontrole e dedicação, o jogo te pune muito quando você erra, então é importante não deixar isso te afetar no momento e corrigir o erro depois, não jogar quando não estiver física e psicologicamente bem, usar a Internet para pesquisar metodologias eficientes de treino para se aprimorar. Após isso, existem várias maneiras de se profissionalizar. A primeira é entre em um time, podendo ele ser universitário ou normal, até você e uns amigos, e treinem, muito, o jogo em time não é igual o jogo sozinho, continuem melhorando como time até se destacarem. A segunda é jogue partidas ranqueadas e chegue aos níveis mais altos do ranking, essa é uma vantagem que o LoL tem sobre as modalidades comuns, você pode mostrar que é um dos melhores do Brasil no conforto da sua casa. E a terceira é a mais parecida com as modalidades comuns, hoje em dia alguns times profissionais de LoL fazem peneiras para suas equipes de base, jogue essas peneiras, caso passe, parabéns, caso não passe, que é o mais comum, você ganhará experiência e muitas vezes feedback para melhorar seu jogo.

Guilherme Marcolino:Para finalizar eu gostaria de dizer que os E-Sports estão crescendo no Brasil, com equipes grandes como Corinthians e Flamengo entrando no mercado, eu espero muito que continue, observando o mercado e o cenário de E-Sports da Coreia do Sul por exemplo, onde já é algo cultural, as externalidades positivas são imensas, como melhora do processo de tomada de decisão de quem joga e a dedicação no que for executar. Sem contar a imensa movimentação na economia local que o jogo gera tanto em premiação como com entretenimento. E-Sports faz parte da minha vida de uma forma que hoje em dia eu não me vejo sem ele, seja jogando ou assistindo. Se você não conhece, acompanhe, jogue, e descubra essa paixão também.