COMEÇA O PROJETO DE EXPOSIÇÃO “RE_USO_PIRAJU_”
Evento acontece até 31 de agosto com a participação da FUNDAC, ECA-USP, MAE-USP, ETEC-PIRAJU, FATEC-Itaquaquecetura e Prefeitura Municipal da Piraju.
Acesse e visualize as obras e atividades em andamento: https://www.instagram.com/registro.piraju/
As atividades do Projeto de exposição RE_USO PIRAJU_, do artista visual Wilton Garcia e curadoria de Luciano Victor Barros Maluly, começaram nos dias 24 e 25 de junho e irão até 31 de agosto de 2022, na Estância Turística de Piraju.
Na última sexta-feira, um mural sustentável foi produzido na sede da ETEC Waldyr Duron Júnior / Centro Paulo Souza, em Piraju, por meio de uma ação interativa entre o artista e os estudantes. A coordenação foi de Nathalia Albanezi (diretora), Caroline Denardo (Coordenadora Pedagógica) e Sérgio Donique (Assessor Administrativo).
Já no sábado, ocorreu o Workshop Criativo no Centro de Convenções Richardson Louzada, com a participação dos professores da Rede Municipal, do Dr. Ricardo Castilho (presidente da FUNDAC), Astolfo Gomes de Mello Araújo (Gestor da Casa da USP em Piraju), Sirlene Garrote e Gervásio Pozza Filho (respectivamente, diretores de Educação e Cultura de Piraju), Felipe Parra (ECA-USP), entre outros convidados.
No mesmo dia, aconteceu a abertura da exposição RE_USO PIRAJU_ no Centro de Arqueologia Ambiental Mario Neme, a Casa da USP em Piraju, que ficará aberta até 31 de agosto de 2022, das 9 às 17 horas, de segunda a sexta. A atividade teve a cobertura da Rádio Paranapanema e da Folha de Piraju, e também contou com o apoio e orientação de João Carlos Alves (Casa da USP).
O apoio da Fundac (Fundação para o desenvolvimento das Artes e da Comunicação) foi fundamental para a realização do evento, que conta com a participação da diversas unidades ligadas à Universidade de São Paulo Centro Paula Souza e Prefeitura Municipal de Piraju.
O PROJETO
A proposta é aproximar consumo, meio ambiente e sustentabilidade, com a reutilização de materiais: papel, pincel, tinta. Do ponto de vista da experimentação, interessa reaproveitar materiais descartáveis com arte e informação, ao (re)examinar uso e função das coisas no mundo.
A ideia é a interação entre o artista e os educadores/as da Estância Turística de Piraju (SP), a fim de criar envolvimento com estratégias criativas para o cotidiano escolar. O lema é o (re)aproveitamento com a reciclagem.
O conjunto expositivo é composto por 5 (cinco) dinâmicas criativas: desenhos, colagens, objetos fotografias e pinturas. A montagem desta exposição foi organizado de acordo com os resultados alcançados, em uma abordagem colaborativa de (co)operação coletiva.
Ao observar a produção de texturas e ondulações espaciais dos materiais reciclados, os/as participantes permeiam o debate criativo sobre arte e informação, tendo como eixos o consumo, o meio ambiente e a sustentabilidade.
FICHA TÉCNICA
Artista Visual: Wilton Garcia – Fatec Itaquaquecetuba
Curador: Luciano Victor Barros Maluly – ECA/USP
Produção: Felipe Parra
REALIZAÇÃO
Prefeitura Municipal da Estância Turística de Piraju
Departamento de Cultura
Departamento de Educação
Universidade de São Paulo – USP
Escola de Comunicações e Artes – ECA
Departamento de Jornalismo e Editoração
Comissão de Cultura e Extensão da ECA-USP
Grupo de Pesquisa em Jornalismo Alternativo – ALTERJOR
Museu de Arqueologia e Etnologia – MAE
Centro Regional de Arqueologia Ambiental Mario Neme
Casa da USP – Piraju / SP
Centro Paula Souza – CPS
Faculdade de Tecnologia – FATEC
Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba
ETEC Waldyr Duron Júnior
APOIO
Fundação para o Desenvolvimento das Artes e da Comunicação – FUNDAC
ACESSE: https://www.instagram.com/registro.piraju/