ECA-USP Contra as Fake NewsEspeciais

Prof. Dr. Mauro Baptista Vedia

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=LEy7FCMlAJw[/embedyt]

Mauro Baptista Vedia é cineasta diretor de teatro, escritor e ocasional ator. Atualmente é professor de Direção e Roteiro do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), sediado em Curitiba. Foi professor de Direção e de Linguagem audiovisual no curso de Audiovisual da Faculdade SENAC, São Paulo, e da Pos graduação em Negócios Audiovisuais da FAAP (Fundação Alvares Penteado).
Possui graduação em Comunicação Social – Universidad Católica Del Uruguay Dámaso Antonio Larrañaga (1985), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) com tese sobre Narratologia (Teoria da Narrativa Cinematográfica), doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (1999) com tese titulada O cinema de Quentin Tarantino e pós-doutorado em Paris III, Sorbonne.
De 2001 a 2006 foi professor da PUC de São Paulo no curso Multimeios, nas disciplinas de cinema e jornalismo, teoria da comunicação e direção.
De 2005 a 2009 foi professor e pesquisador do Mestrado Strictu Sensu em Design da Universidade Anhembi Morumbi, pesquisando as relações entre cinema e design, mais especificamente direção de arte e design de produção e orientador de quatro dissertações de Mestrado sobre cinema e design. Na mesma universidade, foi professor de roteiro e linguagem audiovisual nos cursos de Cinema e de Radio e Televisão.
Foi também professor colaborador da pós-graduação em cinema da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS). Tem experiência na área de Cinema,Tem dado cursos de Direção no Instituto Dragão do Mar, na universidade Uninorte de Manaos, na especialização em cinema da Universidade Tuiti.
Foi membro fundador da SOCINE, integrando em duas ocasiões seu conselho consultivo. Atualmente é membro da diretoria da Associação Paulista dos Cineastas (APACI); avaliador (consultor ad hoc) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e representante regional de São Paulo da Associação dos Roteiristas de Rádio, TV, Cinema e Mídias Digitais no Brasil (AR).
Organizou com Fernando Mascarello, o livro Cinema Mundial Contemporâneo (Editora Papirus – 2008), no qual escreveu um capítulo sobre cinema britânico.
Escreveu o livro O cinema de Quentin Tarantino (Editora Papirus), indicado ao prêmio Jabuti em 2010.
Produziu, roterizou e dirigiu o longa-metragem Jardim Europa (2013), lançado entre 2014 e 2015 em Sao Paulo, Rio de Janeiro, Brasilia, Porto Alegre, Niteroi, Acre e Montevidéu, Uruguai e dirigiu e escreveu os curtas de ficção Alex (1997, 14 min, 16mm, cor), ganhador do Prêmio de Melhor Montagem no Festival de Cinema de Cuiabá e de Brasília e Melhor Ator no Festival de Cinema do Ceará e o documentário autobiográfico Ariel (2006) selecionado em vários festivais como: Latino Americano de São Paulo, Vinha Del Mar (Chile), Rio de Janeiro, Alucine (Toronto), Santiago Alvares (Cuba) . Escreveu e dirigiu o telefilme A Performance (52 min, 2012), exibido na TV Cultura, e selecionado para o Festival internacional de programas audiovisuais (FIPA) de Biarritz, França.
É autor de vários artigos sobre cinema e audiovisual. Foi curador e produtor da Retrospectiva sobre Mike Leigh e Ken Loach no CCBB de São Paulo e Rio de Janeiro.
No teatro, dirigiu mais de quatorze peças, entre elas, A festa de Abigaiu, Extase, Os Penetras. Dirigiu também Gangue, ganhadora de 3 prêmios FEMSA de teatro infantile Paisagem em Campos do Jordão, indicada a quatro categorias no prêmio do Humor.
Ministrou aulas de Teoria do Cinema no Instituto Fatima Toledo.
Foi professor de Interpretação para Vídeo e Audiovisual da Escola Wolf Maya.
Entre os anos de 2014 e 2019, realizou cinco participações como ator em longas-metragens de diretores como André Klotzel e Rubens Rewald.
Em 2020, é colunista da revista cultural publicada em Uruguai, de nome Extramuros.

O projeto ECA-USP contra as Fake News é coordenado por:
Luciano Victor Barros Maluly
Professor titular do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CJE ECA-USP)
Felipe Parra
Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM ECA-USP)