ECA-USP Contra as Fake NewsEspeciais

Prof. Ms Piero Sbragia

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=ppWSX732WOg[/embedyt]

Piero Sbragia é jornalista e documentarista. Escreveu o livro “Novas Fronteiras do Documentário: Entre a Factualidade e a Ficcionalidade” (2020), publicado pela Chiado Books. Possui mestrado em Educação, Arte e História da Cultura e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Mackenzie. Fez especialização em Cinema Documentário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Atualmente é diretor artístico da produtora Segundas Estórias Filmes. Em sua carreira, trabalhou nas três maiores emissoras de televisão do Brasil: Rede Globo, Rede Record e SBT. Colaborou também em projetos audiovisuais para o Hospital das Clínicas, TV Cultura, Canal Rural, WorldSkills, TV Justiça e XP Educação. Foi diretor artístico na eduK, plataforma de ensino on-line que oferece cursos livres. É professor universitário desde 2013, com aulas ministradas na Universidade Mackenzie, na Escola de Comunicação do FIAM-FAAM Centro Universitário, na FATEC-SP e na Universidade de Santo Amaro. Escreveu e dirigiu o documentário “Descobrir: Os Criadores de Saci” (2014), selecionado para a 13ª Mostra de Cinema de Infantil de Florianópolis, para o Festival de Cinema Infanto Juvenil de Porto Alegre e destaque da 15ª edição do Festival Nacional do Saci em Botucatu (SP) 2015. Foi finalista do Prêmio Profissionais da Música 2018 na categoria “Melhor Diretor de Videoclipe”. Dirigiu “Em Refúgio, um documentário sobre possibilidades” (2018), projeto feito em parceria com a ONU e exibido no I Encontro Internacional sobre Migração e Refúgio. Dirigiu “Uma Bala” (2018), filme selecionado para o 29º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo e para a 12ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos.

O projeto ECA-USP contra as Fake News é coordenado por:
Luciano Victor Barros Maluly
Professor titular do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CJE ECA-USP)
Felipe Parra
Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM ECA-USP)