ECA-USP Contra as Fake NewsEspeciais

Prof. Dr. Marcos Paulo da Silva

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=9Ju9gIzqb7E[/embedyt]

Marcos Paulo da Silva é professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Coordena atualmente o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM). Também leciona no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL – Doutorado) e no curso de graduação em Jornalismo da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC/UFMS). Foi Secretário Especial de Comunicação Social e Científica da Instituição (2017). É atual presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor, 2019-2021), entidade na qual também respondeu pela Diretoria Científica (2017-2019). É vice-coordenador do GP Teorias do Jornalismo da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM, 2017-2020). Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), com estágio de doutorado-sanduíche (PDEE/CAPES) na Syracuse University (Syracuse, New York, Estados Unidos). Jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Iniciou a carreira como repórter e redator em veículos de comunicação do interior paulista. Atuou como jornalista concursado na Universidade de São Paulo (HRAC-USP, 2006-2009), onde desenvolveu projetos de comunicação pública e divulgação científica. Realiza pesquisas sobre aspectos teóricos do jornalismo, noticiabilidade, cotidiano e estética da comunicação. É líder do Grupo de Pesquisa Cotidiano e Noticiabilidade (UFMS). Membro da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (gestões 2017-2019 e 2019-2021).

O projeto ECA-USP contra as Fake News é coordenado por:
Luciano Victor Barros Maluly
Professor titular do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CJE ECA-USP)
Felipe Parra
Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM ECA-USP)