RELIGIOSIDADE
CAPA
edição de abril de 2005


Você participa de algum grupo de oração? Qual a importância disso para você?

Sou ateu, portanto não participo de nenhum grupo de oração.

Marcelo Cardagi
Instituto de Biociências

 

Sim, há 22 anos participo não só do grupo de oração como também dos trabalhos voluntários a ele associados.

Eloísa
Hospital Universitário

 
 

 

HIPER-HIDROSE
DICAS
edição de dezembro de 2002




Saudações a todos, sou Renato Gourgel, angolano de 23 anos. Vivi em Luanda e também tenho o problema de suor nas mãos e nos pés. É um tormento principalmente na hora de cumprimentar as pessoas, não me sinto à vontade. Se estou num sitio frio ou no inverno, as minhas mãos ficam geladas logo. Eu quero aderir ao tratamento, mas preciso saber o preço da operação. Por favor, enviem-me todos os detalhes da operação. É realmente de louvar o tratamento, parabéns aos médicos da Clinica do Suor e seus colaboradores. Seria interessante se abrissem uma clinica em ANGOLA

Renato Gourgel
renatogourgel@yahoo.com.br

Olá, Renato,

Você pode entrar em contato com a Clínica do Suor pelos telefones (11) 3747-3221, 3887-8887 e 3885-5361. Outra opção é pelo e-mail: jrobas@usp.br . O Ambulatório de hiper-hidrose do Hospital das Clínicas está aberto a novos pacientes. O telefone do Ambulatório do HC é (11) 3086-0152.

 
  PSICOLOGIA
COMPORTAMENTO
edição de agosto de 2004




Olá, amigos,

Preciso muito de ajuda. Li a matéria Todos contra Um sobre Mania de Perseguição na edição número 46 de agosto de 2004. Os sintomas se parecem muito com os de meu pai, só que no caso dele está mais grave. Gostaria de um contato com alguém
que saiba do assunto para ajudar a mim e à minha família a lidar com isso.
Agradeço profundamente pela ajuda.

Abraços,
Lucas de Oliveira Silvestre
Tel.: (31) 8808-8141
lucas@microcity.com.br

Olá, Lucas,

O contato que nós temos sobre esse tema é do Dr. Erlei Sassi Junior, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP. O telefone é (11) 3069-6269. Tenho certeza de que eles podem te ajudar.
Desejamos boa sorte à sua família e a seu pai.

equipe Espaço Aberto

 
 
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

CAPA
edição de março de 2005





Boa tarde, sou casado, graças a Deus, amo minha esposa, nos damos muito bem, nos respeitamos e conversamos quando algo não se encaixa muito bem.
Meu conselho para os homens é o seguinte: respeitem as mulheres como sendo um vaso delicado, ame-as, dêem amor.
Agora para as mulheres: escolham melhor seus parceiros, analisem sua vida, vasculhem seu passado, vejam as amizades e procurem descobrir se ele é de zoeira ou caseiro, pois os de zoeira, vão continuar na zoeira, e principalmente, procurem um homem que conheça pelo menos um pouco das leis de DEUS.

Luiz Claudio


Gostei muito do site pois estou fazendo um mestrado em políticas públicas e o meu projeto é sobre violência doméstica. Gostaria, dentro do possível que me enviem materiais sobre o assunto.
Grata,

Nara
Celesc


Você acha que a justiça é o melhor caminho para resolver casos de agressão entre casais e namorados?

Depende do caso. Existem mulheres que são ameaçadas de morte por seus maridos se derem queixa na polícia

Patrícia

Acredito que sim, afinal, ela é treinada para atender os problemas e as dificuldades do cidadão/comunidade. Entretanto, acho que é preciso de um pouco mais de acompanhamento psicológico para lidar com esses tipos de problemas.
Já passei por esta situação onde o próprio policial simplesmente disse, “Ahhhhh... ele é seu esposo?”, como se dissesse “pode bater ela é sua”!!
Onde está o direito de liberdade e respeito humano pelo próximo?? Nesses casos, vamos usar a empatia ou até mesmo se questionar: se fosse da minha família. será que eu aceitaria? E se fosse minha filha?

Josy
Cepeusp

Existem várias pastorais na Igreja Católica que atuam na defesa da mulher. Procurar essas entidades é uma ótima medida para se viver bem com todos os familiares e também com a sociedade. Eu recomendo a pastoral familiar que faço parte.

Jose Antonio de Assis
ICMC

 
  ESPAÇO ABERTO
edição de dezembro de 2004


Olá,

sou docente da Escola de Enfermagem da USP e leitora da Revista Espaço Aberto.

Quero parabenizá-los pela excelência dos conteúdos apresentados na revista. Gosto muito dos artigos sobre inclusão social (deficiências e incapacidades), ensino (educação especial), atividade física e esporte, como as presentes na última e penúltima revistas. Agradeço por enviarem sempre a revista para o meu e-mail, espero continuar recebendo e me coloco à disposição para contribuir com artigos nestes temas.

Atenciosamente,

Ana Cristina Mancussi e Faro
Escola de Enfermagem/USP