Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Dicas Comportamento Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Dicas
por Talita Abrantes
Fotos por Francisco Emolo


Veja também:
Deixe sua marca na história da ciência
Funcionários da USP podem contribuir para uma das maiores pesquisas já feitas no Brasil

 

Foto crédito: Francisco Emolo
As funcionárias do HU Elinete Saturnino e Joselina Menotti já são voluntárias do projeto

Saiba como participar do ELSA, a maior pesquisa de seguimento do país

A proposta de criar um estudo de seguimento das dimensões do ELSA no Brasil surgiu quando Isabela e o superintendente do Hospital Universitário e coordenador do estudo, Paulo Andrade Lotufo, participaram de duas pesquisas semelhantes nos Estados Unidos, Women's Health Study e Physician's Health Study. "Voltamos para o Brasil convencidos de que teríamos que montar um estudo deste tipo aqui para responder justamente a questões pertinentes à nossa realidade", lembra.

As primeiras reuniões aconteceram em 2001, mas apenas em 2004 foi firmado um consórcio entre as sete instituições de pesquisa, Ministério da Saúde e agências de financiamento locais. Desde então, o Ministério investiu R$ 23 milhões no projeto. Além de receber novos equipamentos, o HU teve um de seus andares reformado para abrigar a infra-estrutura do ELSA. Com o fim dos exames, todos os instrumentos serão doados para o hospital.

O estudo irá apenas examinar funcionários públicos. "Esta categoria é mais estável, ou seja, daqui a cinco anos é mais provável que estejam trabalhando no mesmo local", explica Isabela.

página 1 | 2 seguinte >

   
Comentar no BlogImprimir


web
www.usp.br/espacoaberto