Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Dicas Comportamento Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Capa
por Talita Abrantes
fotos por Francisco Emolo

 

Veja também:
Sem qualificação
Pesquisa aponta que no estado falta mão-de-obra preparada para exercer funções que exigem pouca escolaridade
Direcionados e coerentes
Governo estadual espera alcançar 30 mil pessoas com os cursos de qualificação profissional
Mais que status, qualidade de vida
Unidades da USP estimulam funcionários a melhorar sua qualificação profissional

Foto crédito: www.emprego.sp.gov.br
Gráfico mostra a provável evolução da população brasileira de 2000 a 2020. O quadro caracteriza o chamado “bônus demográfico”. Clique para aumentar


Assim, em 1997, gradativamente a desigualdade de salários passou a se reduzir. Tanto que em 2006, a diferença de renda entre um trabalhador que tinha um ano a mais de estudo era de 11%. A perspectiva é que a partir de 2012 o Brasil assista a uma queda sustentável na desigualdade de salários. “Hoje praticamente todas as crianças estão na escola. Então, daqui há uns dez anos a população terá um nível de qualificação muito elevado e as disparidades tendem a diminuir”, prevê Priscila.

Em sintonia com este quadro otimista, de acordo com o Diagnóstico para o Plano Estadual de Qualificação Profissional, produzido pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), os paulistas entre 15 e 64 anos serão maioria em 2010, contabilizando 29,7 milhões de pessoas. Na década seguinte, o número saltará para 32,9 milhões.

“Vivemos hoje o chamado bônus demográfico, um momento especial em que a grande maioria da população está em idade de produzir”, explica Maria de La Luz Prada Mato, analista sênior da Divisão de Estudos Econômicos da Seade. “Agora é a hora que o País pode enriquecer, porque nós temos mais pessoas financiando que sendo financiadas. Se for bem administrado conseguiremos estruturar uma previdência social forte e investir na qualidade dos serviços públicos.”

< anterior página 1 | 2

   
Comentar no BlogImprimir


web
www.usp.br/espacoaberto