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Cena
de O Zurro do Asno, a partir da obra de Dostoiévski |
A
cultura italiana invade São Paulo
O
Istituto Italiano di Cultura São Paulo traz à
cidade a modernidade e a tradição da escola
teatral italiana em duas estréias. A Poltrona Escura
(que teve sua estréia adiada para esta sexta) volta
a ser apresentada na cidade depois de uma temporada de sucesso
de crítica e público na Itália. Inspirada
na obra de Luigi Pirandello, o espetáculo reúne
três contos do autor “Os pés na grama”,
“O carrinho de mão” e “O sopro”
dos livros Berecche e la Guerra e Candelora, mostrando seu
conhecido olhar cruel e ao mesmo tempo divertido sobre a condição
humana. No palco, o ator Cacá Carvalho se desdobra
nos personagens de um pai que ficou viúvo, retratando
a solidão e o isolamento progressivo dos que vivem
a última fase da vida; de um grande e famoso advogado,
com a revelação de um inconfessável prazer;
e de um protagonista que descobre ter o poder de matar, desenvolvendo
uma epidemia que pode destruí-lo. É considerada
uma das seis melhores montagens de 2003 pela APCA. A direção
é de Roberto Bacci. Apresentações às
sextas e sábados, às 21h, e domingos, às
20h, no Tusp – Centro Universitário Maria Antonia
(r. Maria Antonia, 294, tel. 3259-8342). Ingressos: R$ 20,00.
E
O Zurro do Asno, que estréia na próxima quinta,
a partir da obra de Dostoiévski, conta a história
de um jovem estrangeiro e solitário que, sob tratamento
de um médico suíço, escuta, numa praça,
o zurro de um asno. A direção é também
de Roberto Bacci, com elenco formado pelos atores italianos
Elena Ciardella, Marco De Liso, Andrea Fiorentini, Renzo Lovisolo,
Silvia Pasello, Silvia Rubes e Tazio Rorrini. A produção
é da Fondazione Pontedera Teatro. A peça fica
em cartaz até 4 de abril, com apresentações
de quinta a domingo, às 20h, no Sesc Belenzinho (av.
Álvaro Ramos, 991, tel. 6602-3700). Os ingressos custam
R$ 20,00 e R$ 10,00 (estudantes com carteirinha e aposentados).
O
objetivo é promover um intercâmbio entre a cultura
italiana e brasileira, difundindo cada vez mais o teatro italiano
na capital paulista. Segundo Guido Clemente, São Paulo
foi escolhida por ser “uma das capitais mundiais do
teatro, riquíssima em espetáculos, grupos nacionais
e internacionais”. E por isso a cidade também
será tema no Festival Intercity, que acontece em julho
em Florença, um importante evento cultural dedicado
a uma cidade diferente a cada edição. Assim,
vários grupos teatrais poderão levar o teatro
brasileiro à Europa.
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Leituras
no Arena
O projeto
Arena Mostra Novos Dramaturgos reúne vários textos
de autores diferentes para leituras encenadas. Nesta semana, a programação
traz O Nome da Peça Depende da Lua, espetáculo-solo
com Gustavo Machado; texto e direção de Vadim Niktin
(quinta e sexta, às 21h). E ainda Arena Mostra Rogério
Toscano com Vênus em Fúria ou Os Últimos Dias
de Solidão de Nina (sábado, às 21h), seguido
de show com Celso Sim; e Electr-O-Pura (domingo, às 19h),
com bate-papo com o autor. O valor do ingresso é estipulado
pelo próprio espectador. No Teatro Arena, que fica na r.
Teodoro Baima, 94, Consolação, tel. 3256-9463.
Os
Sertões
O dramaturgo
Zé Celso Martinez Corrêa e o grupo Oficina Uzyna Uzona
agora encenam todas as três primeiras partes da sua adaptação
de Os Sertões, do clássico de Euclides da Cunha.Por
diversos cantos do teatro, circulam em cena cerca de 50 pessoas,
formando um grande coro. As peças incluem interação
com o público e cenas de nudez. E Zé Celso já
está finalizando o épico, com A Luta, prevista para
estrear no segundo semestre. Em cartaz até 4 de abril, sexta,
às 20h (A Terra, com 3h30), sábados (O Homem –
Parte I, com 5h) e domingos (O Homem – Parte II, com 5h),
às 18h. No Teatro Oficina (r. Jaceguai, 520, tel. 3104-0678),
com ingressos a R$ 20,00.
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Jovem
conta a
saga de Canudos |
Sertão
Sertões São
É
também montado a partir da obra de Euclides da Cunha esse
musical com direção e coreografia de Telma Dias, e
música de Gereba. Conta a saga de Canudos do peregrino Antonio
Conselheiro, numa linguagem lúdica, através do ponto
de vista de um jovem de 17 anos. No elenco estão o próprio
Gereba, Iná de Carvalho e Celmo Duarte, entre outros. Em
cartaz até 29 de maio, sábados, às 18h, no
Teatro Paulo Eiró (av. Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro).
Os ingressos custam R$ 10,00 (R$ 1,00 para as primeiras cem pessoas
que comparecerem). Mais informações podem ser obtidas
na bilheteria do teatro pelo tel. 5546-0449.
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Memórias
da infância |
Aldeotas
de Gero Camilo
A trajetória
dos amigos Levi e Elias, que se reencontram, é contada através
de fragmentos de memórias da infância vivida em uma
pequena cidade. De caráter poético, Aldeotas pretende
transportar o espectador para suas próprias recordações.
Para escrevê-lo, Gero Camilo reviveu histórias, cheiros,
cantos e acontecimentos da infância na viagem que fez à
sua terra natal, Fortaleza, embora o espetáculo não
seja autobiográfico. O autor também atua na peça
ao lado de Marat Descartes, dirigidos por Cristiane Paoli Quito.
A temporada vai até 2 de maio, sábados e domingos,
às 18h, no Galpão 2 do Sesc Belenzinho (av. Álvaro
Ramos, 915, tel. 6602-3700). Os ingressos custam R$ 15,00, com meia-entrada
para estudantes.
O
Mistério de Gioconda
Na
peça, o famoso quadro de Leonardo da Vinci, não está
no Museu do Louvre em Paris, e sim no Brasil, na casa da última
descendente de Mona Lisa del Giocondo. A comédia escrita
por Paulo Guarnieri, Hérika de Assis e Carlos Mendes, traz
Suzi Rêgo no papel principal. Ela é Clara Gherardini,
herdeira de uma família que foi muito rica e perdeu quase
tudo, quase porque a casa decadente esconde um tesouro: a célebre
Gioconda ou O Retrato de Mona Lisa. Incentivada pelo noivo, decide
vender a pintura e aí é que começam as confusões.
O Mistério de Gioconda, com direção geral de
Bibi Ferreira, está sendo apresentada às sextas, às
21h30, sábados, às 21h, e domingos, às 19h,
no Teatro Hilton (av. Ipiranga, 165, Centro, tel. 3123-1750). Ingressos:
R$ 40,00.
Eu,
Medéia
Essa
peça é outra versão teatral do mito grego de
Medéia e Jasão que está em cartaz em São
Paulo. Ela se baseia na Medéia do filósofo Sêneca,
escrita em Roma por volta do ano 60 d.C. A adaptação
de Lethícia Rocco e Bernardo de Gregório mescla teatro
e dança, tendo a expressão corporal e o coro como
centros da apresentação. Eu, Medéia conta a
história da paixão intensa da protagonista, que a
fez perder a sanidade. O enfoque recai sobre os sentimentos femininos,
que levaram ao transtorno mental da personagem. O espetáculo
marca a estréia do Grupo Evolución Artes Cênicas.
Direção de Bernardo de Gregório. Apresentações
às sextas e sábados, às 21h, e aos domingos,
às 20h, até 24 de abril. No Teatro Maria Della Costa
(r. Paim, 72, Bela Vista, tel. 3256-9115). Os ingressos custam R$
20,00.
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Peça
em versão bilíngüe |
Cabaré
parisiense
E Aí,
Quando o Dia Raiou, Eu Adormeci, com a Companhia Boomerang (França),
texto de Serge Valletti e direção de Michel Didyn,
será apresentada somente nesta quarta e quinta, às
21h, no Teatro Sesc Anchieta. É um espetáculo cabaré
que conta a história de uma jovem que chega a Paris com o
objetivo de tornar-se atriz. A peça é em versão
bilíngüe, com interpretação da atriz francesa
Christiane Cohendy, e tradução da atriz brasileira
Denise Weinberg. Na quinta, a partir das 18h30, acontece um encontro
entre o diretor e dramaturgos brasileiros, com o objetivo de programar
leituras de textos contemporâneos brasileiros para a próxima
edição do Festival Mousson d’été,
que acontece no fim de agosto na França, e que em 2005 tem
como tema o Brasil. O teatro fica na r. Dr. Vila Nova, 245, tel.
3234-3000.
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Uma
história de amor |
Universo
fantástico
Nesta
terça estréia a peça O Cheiro de Amêndoas
Amargas, com o Grupo Arquivolta, formado por alunos da Escola de
Comunicações e Artes (ECA) da USP, sob a direção
de René Piazentin. É uma adaptação livre
a partir do universo fantástico de Gabriel García
Márquez, que conta a história do amor obsessivo de
um homem por sua paixão de juventude, atravessando meio século.
O espetáculo foi criado a partir de um processo colaborativo,
envolvendo atores, direção e dramaturgia. Os figurinos
e cenários são de Cyro Del Nero, também da
ECA. Em cartaz até 15 de abril, terças, quartas e
quintas, às 21h, no Centro Cultural São Paulo (r.
Vergueiro, 1.000, tel. 3277-3611). Os ingressos custam R$ 10,00.
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Para
fazer o público rir |
Esquetes
de humor
O grupo
Os Cretinos estão de volta ao N.Ex.T. para nova temporada,
trazendo esquetes cômicos, coreografias e cenas musicais com
também novos personagens, como um boxeador sem dedos, a loira
do banheiro e o comentarista de escolas de samba. O público
ainda vai ver seus quadros de sucesso como A Saga de Beth, a Indestrutível,
história de uma personagem que morre e renasce em várias
situações aos som de Endless Love, as Empregadas Fantásticas,
domésticas que dançam na abertura do “Fantástico”,
da Rede Globo, ou ainda Thunder Cats, uma coreografia alucinante
com gatos do musical Cat’s. Até junho, sempre às
sextas, a partir das 23h. O N.Ex.T. fica na r. Rego Freitas, 454,
tel. 3106-9636. Ingressos: R$ 15,00 (mais R$ 5,00 de consumação).
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