Alunos da USP Leste: unidade nascida
com a marca da inovação já apresenta ótimos
resultados acadêmicos
Inovação é uma das palavras-chave
que nortearam o projeto e a concepção da Escola de
Artes, Ciências e Humanidades (EACH), a nova unidade da USP
instalada no campus da zona leste. Não se trata apenas de
um conceito teórico, mas de um trabalho que vem se consolidando
na prática da unidade. Prova disso é que, já
em seu primeiro semestre de funcionamento, a EACH realizou, no dia
21 de maio, um sábado, seu segundo seminário de avaliação.
O primeiro, que ocorreu no início de abril, reuniu os professores
e coordenadores de cursos. A grande novidade do segundo seminário
é que os alunos também marcaram presença: cada
uma das 17 turmas da unidade escolheu um estudante para representá-la.
O resultado foi excelente, considera o professor Ulisses Araújo,
vice-coordenador do Ciclo Básico da USP Leste. Os 15 alunos
e cerca de 70 professores que compareceram trabalharam em dez grupos,
divididos por curso. A segunda etapa foi a discussão em plenário
do trabalho dos grupos. As principais demandas levantadas nos aspectos
acadêmicos dizem respeito a cuidar do excesso de atividades
extra-classe e à maior integração interdisciplinar
(leia o texto abaixo). Um novo seminário de avaliação
já está marcado para os dias 27, 28 e 29 de julho.
Nele serão analisadas as respostas do novo questionário
a ser aplicado no final do atual período letivo e também
será planejado o segundo semestre.
O princípio da avaliação formativa, de acordo
com Ulisses Araújo, é um instrumento permanente de
consolidação do projeto da nova escola. É
um movimento diferente de avaliação dentro da Universidade.
Consideramos de fato os estudantes como parceiros na construção
do projeto acadêmico da USP Leste. A partir de agora, esses
estudantes estarão presentes em todas as avaliações
que nós fizermos, diz. À medida que as novas
turmas forem entrando, a partir do ano que vem, a representação
estudantil será constituída por curso.
Mudanças
O seminário do dia 21 debateu os resultados de um questionário
que os alunos já haviam respondido, como mais uma etapa da
constante avaliação a que são submetidos os
professores e as práticas da USP Leste. Em abril, 851 estudantes
de um total de 1.020 matriculados no primeiro semestre
responderam o formulário, no qual eram apresentadas mais
de 20 questões sobre itens do projeto acadêmico, espaço
físico, infra-estrutura, metodologia etc. Os resultados
foram muito significativos e nos surpreenderam positivamente,
revela a professora Valéria Amorim Arantes, docente da Faculdade
de Educação da USP e coordenadora do Ciclo Básico.
O próprio ciclo, aliás, é uma inovação
da EACH. Nele, durante o primeiro ano, todos os alunos fazem disciplinas
comuns, em turmas que misturam os ingressantes de todos
os cursos, e também assistem às disciplinas introdutórias
específicas da carreira escolhida.
As respostas do questionário foram tabuladas pela Fundação
Universitária para o Vestibular (Fuvest), que criou uma matriz
específica para o instrumento. Para cada item, os alunos
davam notas de 1 a 5. De todos os temas apresentados, alguns obtiveram
média superior a 4. O destaque foi a avaliação
do espaço físico onde as aulas ocorrem, que ficou
com 4,3 pouco mais de 50% dos alunos deram a nota máxima
para esse quesito. É um aspecto importante porque os
dez cursos trabalham nos mesmos espaços, o que de fato é
mais uma inovação do projeto, diz o professor
Araújo.
O único item cuja média ficou abaixo de 2 todos
os demais tiraram pelo menos 3 foi o Curso On
Line (COL). O sistema foi criado pela Escola Politécnica
da USP e permite que docentes e alunos utilizem as ferramentas da
informática, especialmente da Internet, para disponibilizar
e acessar material, informações do curso, bibliografia
e cronograma das atividades. Cerca de 300 alunos estavam com problemas
de cadastramento e senhas, e os próprios docentes, ainda
poucos acostumados a lidar com essa tecnologia, também enfrentavam
dificuldades.
A identificação dos percalços levou a que se
colocasse em prática o princípio de avaliação
seguida de ação, idéia sempre presente na rotina
da EACH. Dois mutirões foram realizados com pessoal
das áreas de informática e do próprio COL para
mapear as falhas e encaminhar as soluções. O número
de alunos com problemas caiu para menos de cem, e espera-se que
os demais entraves sejam sanados em breve. Nosso objetivo
é sempre detectar esses movimentos no meio do caminho para
poder intervir imediatamente, acrescenta o professor.
Abertura
Outro resultado palpável a partir das avaliações
é a abertura das dependências da unidade aos sábados,
para que os alunos realizem seus trabalhos, especialmente em grupo,
e utilizem a biblioteca e os laboratórios de informática.
Em determinados horários durante a semana, aliás,
não há nenhum computador vago entre os 30 oferecidos
em cada um dos quatro laboratórios de informática
da escola todos estão ocupados por alunos na produção
de seus trabalhos. A EACH abrirá todos os sábados,
das 8h às 13h, já a partir do dia 11 de junho. No
dia 4, a unidade receberá centenas de estudantes do ensino
médio para as atividades do programa A Universidade e as
Profissões.
Entre as médias altas no questionário ficaram os quesitos
funcionamento dos recursos de audiovisual (média
4,21, com 81,1% de notas 4 e 5); funcionamento dos recursos
de informática (3,89, com 69% de notas 4 e 5); constituição
das turmas com alunos de diferentes cursos (3,82, com 65,9%
de notas 4 e 5); e avaliação global das atividades
acadêmicas até o momento (3,65, com 61% de notas
4 e 5). As disciplinas foram analisadas em relação
ao material didático, metodologia e relevância dos
conteúdos, também alcançando médias
expressivas. O resultado foi comemorado pelos coordenadores do Ciclo
Básico, pois duas disciplinas novas, que são eixos
fundamentais do programa, foram destaque na visão dos estudantes:
Estudos Diversificados teve a relevância de seus conteúdos
qualificada com a nota 4,10 (com 74,7% de notas 4 e 5), enquanto
Resolução de Problemas alcançou 4,06 (75,2%
de notas 4 e 5).
Docentes da EACH: avaliação ajuda
a melhorar ainda mais as aulas
Professores
recebem avaliação individual
O
planejamento feito pelos docentes no início do semestre,
no qual é apresentado a cada aluno o cronograma das
aulas e das atividades extraclasse, também foi avaliado
no questionário e no seminário do último
dia 21. Como nem sempre as previsões se concretizam,
os estudantes têm enfrentado dificuldades e relataram
sobrecarga de trabalho em algumas semanas. Uma das demandas
nascidas do encontro entre professores e alunos é de
que haja maior integração entre as matérias,
de forma, por exemplo, que um mesmo trabalho de pesquisa possa
servir para mais de uma disciplina.
A proposta de formar na EACH, desde o primeiro semestre, uma
cultura de avaliação positiva e construtiva
se reflete também no fato de que as opiniões
dos alunos foram repassadas aos próprios docentes.
A Fuvest gerou 250 tabelas a partir dos dados do questionário,
e a cada professor foi entregue um CD contendo as respostas
dos estudantes sobre o seu trabalho turma a turma. Os
professores estão recebendo de forma muito positiva
essa iniciativa, porque têm condições
de ver onde podem melhorar, comenta o professor Ulisses
Araújo, vice-coordenador do Ciclo Básico da
USP Leste. Essas notas globais não foram divulgadas
para os alunos.
Havia também um espaço para observações
e comentários que os alunos julgassem importantes e
que não estivessem contemplados no questionário.
Nesse campo, apareceram várias observações
sobre temas do dia-a-dia dos alunos não diretamente
ligados aos aspectos acadêmicos, e principalmente sobre
questões de infra-estrutura que não são
responsabilidade da USP. Os problemas com transporte público
continuam sendo alvo dessas queixas, assim como os receios
com relação à iluminação
e à segurança pública.
Temos uma preocupação em diferenciar o
serviço que é de responsabilidade da USP daquele
que é do Estado, ou seja, da sociedade, explica
o professor Araújo. Perguntamos sobre os serviços
e a infra-estrutura que são de responsabilidade da
Universidade, como a biblioteca, os recursos de informática
e audiovisuais etc. Sentimos que os temas do transporte e
segurança são preocupações dos
alunos, mas devem ser resolvidos e encaminhados pelo Estado.
Vale lembrar que, na inauguração da unidade,
no final de fevereiro, o governador Geraldo Alckmin prometeu
a construção da Estação USP Leste
da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que
virá acompanhada, anunciou, da melhoria dos serviços
da estatal.
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