PROCURAR POR
 NESTA EDIÇÃO
  

 

 

 

 

 

 

 


Paulo Nenflidio, Patrícia Osses, Thiago Bortolozzo e Renata Predosa em seus trabalhos individuais e reunidos em projeto inovador


A
ssim como em um laboratório de ciências, os alunos vão experimentar a arte. Dirigido a todos os interessados em conhecer o universo artístico, o Laboratório de Artes Visuais nasceu no começo do ano passado a partir de um Trabalho de Conclusão de Curso de Audrey Hojda e uma conversa no ponto do ônibus com Wallace Masuko – os dois são responsáveis pela concepção do projeto. Cresceu e ganhou mais adeptos – Chico Togni, Daniel Nasser, Luciana Gonçalvez, Patrícia Osses, Paulo Nenflidio, Thiago Bortolozzo e Renata Pedrosa, todos formados pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP (com exceção de Renata que é mestre pela escola), com linguagens e técnicas diferentes. A coordenação é da crítica de arte Sonia Salzstein, com vice-coordenação da professora Regina Machado e do artista Carlos Fajardo, do Departamento de Artes Plásticas da ECA, fazendo uma ponte entre o próprio curso da ECA e o laboratório. Também é um projeto experimental dentro da Universidade, que será tema de pesquisa, como informa Masuko.

No total são três duplas de orientadores, com encontros às terças, quartas e quintas, sempre das 19h30 às 22h30, e o participante pode ir a todos ou apenas um, escolhendo seu próprio percurso dentro dos grupos de discussão, cada um com suas especificidades. A primeira dupla, formada por Patrícia Osses e Wallace Masuko, vai focar o processo de trabalho de artistas contemporâneos, como Nelson Félix (aproveitando a exposição com suas obras que abre neste mês no MAM) e ainda Cildo Meirelles e sua produção a partir de objetos do cotidiano (encontros às terças). Na quarta, Renata Pedrosa e Chico Togni conduzem a discussão acerca das relações entre cotidiano e arte; e na quinta, Thiago Bortolozzo e Daniel Nasser mostram como a imagem é veiculada hoje e os vários meios, publicidade, cinema, etc. Em todos, serão abordados a teoria da arte e a reflexão sobre sua prática, com debates sobre a produção dos participantes e ainda exemplos através filmes, textos, projeções e livros.

 



As propostas iniciais serão formuladas para que os orientadores possam conhecer os interesses e necessidades dos participantes, e também para que estes conheçam o trabalho de cada dupla e possam escolher o grupo. Na medida em que as preferências forem se revelando, as propostas serão individualizadas e o conteúdo dos encontros será construído a partir disso, aprofundando o diálogo com a produção de cada um. Também uma vez por mês serão realizadas palestras com especialistas de diversas áreas – neste mês a convidada é a coordenadora do evento, a crítica de arte Sonia Salzstein. Para aproximar as pessoas do exercício da arte.

O Laboratório de Artes Visuais começa no dia 7 de junho e vai até 1o de dezembro, com encontros às terças, quartas e quintas, das 19h30 às 22h30, no Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP (av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Conjunto Arquitetônico das Artes, Cidade Universitária). As inscrições podem ser feitas até 31 de maio (pré-requisito: acima de 16 anos) pelo site www.cap.eca.usp.br.lav, ou pessoalmente das 9h às 16h; mas durante todo o período há possibilidade de novas vagas (é preciso se inscrever pelo e-mail laboratoriodeartesvisuais@yahoo.com.br). Haverá conversas individuais com os interessados e, caso o número ultrapasse a quantidade de vagas (60), será realizado sorteio. Mais informações pelo tel. 3091-4084, ramal 36.


 

ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]