Claudia Beatriz Heynemann

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984), mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: história do Brasil, teoria e historiografia, história das ideias, assim como na área de difusão cultural e história da fotografia. Curadora de diversas exposições, foi supervisora de Pesquisa no Arquivo Nacional (2002-2017).

Editora do site O Arquivo Nacional e a história luso-brasileira. É pesquisadora asssociada do ArqShoah - LEER/USP, colaboradora do portal Brasiliana Fotográfica e integra o projeto Fotografia Pública nos Arquivos do Rio de Janeiro: Coleções e Circuitos Sociais, coordenado pelo Labhoi/UFF. Entre outros títulos destaca-se a publicação dos livros Floresta da Tijuca: natureza e civilização (1994); Retratos Modernos (2005) e As culturas do Brasil (2010).