Lucius Flavius de Mello

Lucius de Mello é doutorando no Programa de Letras Estrangeiras e Tradução - PPG- LETRA - na Universidade de Sao Paulo com estágio como pesquisador à Lettres Sorbonne Université - UFR d'Études Ibériques, Institut Hispaniques, 31, Rue Gay Lussac - Paris - (Programa CAPES/PRINT - doutorado-sanduíche).

Autor do livro Dois irmãos e seus precursores - o mito e a Bíblia na obra de Milton Hatoum (Humanitas, 2014), resultado da dissertação de mestrado que defendeu na USP em 2013. Sua pesquisa de doutorado investiga o sonho de Balzac de escrever uma Bíblia Mundana. As influências e as conexões entre A Comédia Humana e a narrativa bíblica. Primeiro pesquisador brasileiro a publicar um artigo na revista francesa Le Courrier Balzacien (fundada em 1948) especializada na obra de Honoré de Balzac. Escritor e Jornalista, autor convidado da Printemps Littéraire - Paris - 2020.
Finalista do Prêmio Jabuti em 2003 na categoria melhor reportagem/biografia com o livro Eny e o Grande Bordel Brasileiro (Objetiva, 2002 - Planeta - 2015); Também publicou: A Travessia da Terra Vermelha - Uma saga dos refugiados judeus no Brasil (Novo Século em 2007/Companhia Editora Nacional em 2017) - romance histórico sobre os refugiados judeus que viveram em Rolândia no Paraná; Mestiços da Casa Velha - romance (Novo Século, 2008), obra que resgata a ligação da família de Thomas Mann com o Brasil, especialmente, com a cidade de Paraty no litoral fluminense; Um Violino para os Gatos - contos, (Maltese, 1995).

Pesquisador do LEER - Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação - USP. Atuou como repórter durante 14 anos na Rede Globo de Televisão. Teve passagens como editor e roteirista pela Fundação Roberto Marinho - Canal Futura, TV Cultura, SBT e Record TV em Sao Paulo.