Adriano Malikoski

Doutor em Educação pela Universidade de Caxias do Sul, RS. Sua pesquisa tem por objetivo analisar como os processos de nacionalização, implementados no período de 1918 a 1945, configuraram as escolas da comunidade polonesa, observando as reações, as ações implementadas por diferentes instituições em suas manifestações de identidade étnica que se fizeram presentes neste contexto histórico em relação às escolas. A problemática se resume em compreender como foi configurado e organizado o processo escolar da imigração polonesa a partir da reconstrução da Polônia no mapa político da Europa, em contraponto com a imposição de uma cultura nacional brasileira, mais conhecido como processo de nacionalização, com restrições às organizações escolares étnicas da imigração polonesa.

É participante dos grupos de pesquisas GRUPHEIM - Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória da Universidade de Caxias do Sul (UCS).