Hiroshima: Testemunhos e Diálogos, 1945-2007

Elza Ajzenberg
Maria Luiza Tucci Carneiro

Maria Luiza Tucci Carneiro é historiadora, graduada e pós-graduada em História pela Universidade de São Paulo. Tanto no Mestrado como no Doutorado tem o racismo e ao antissemitismo como objeto de estudo, ambos publicados no formato livro. Em 2001 apresentou sua Tese de Livre Docência intitulada Cidadão do Mundo: O Brasil diante da questão dos refugiados judeus, 1933-1948. Atualmente é professora Livre Docente dos seguintes programas de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo: História Social do Departamento de História/FFLCH; Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas do Departamento de Letras Orientais/FFLCH; e Direitos Humanos da Faculdade Direito São Francisco. Coordenadora do LEER- Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação/USP, do Departamento de História/USP.

Elza Ajzenberg é Professora Titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, docente de Estética e História da Arte. Formada em Filosofia e Belas-Artes Pintura. Coordenadora do Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte e diretora do MAC USP de 2002 a 2006.

Este é um livro/catálogo que reúne imagens e textos sobre a bomba atômica que caiu sobre a cidade de Hiroshima no dia 6 de agosto de 1945. No seu conjunto, os traços, as cores e as palavras que pigmentam estas páginas traduzem as mensagens de alerta e de paz produzidas por aqueles que, entre 6 de agosto de 2005 e 22 de janeiro de 2007, tiveram a oportunidade de visitar a exposição iconográfica Hiroshima. Testemunhos e Diálogos, promovida pelo LEI – Laboratório de Estudos sobre Intolerância/USP em parceria com o MAC – Museu de Arte Contemporânea/USP. Manifestações de solidariedade e amor ao povo japonês, em distintos momentos, serviram para demonstrar que essas cicatrizes ainda sangram.

Humanitas / Imprensa Oficial
ISBN-13 : 978-8577320332