O Perigo Amarelo: imagens do mito, realidade do preconceito (1920-1945)

Marcia Yumi Takeuchi

Sobre a autora: Marcia Yumi Takeuchi é natural da cidade de São Paulo. É mestre e doutoranda em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo. Integra como pesquisadora o PROIN (Projeto Integrado Arquivo/Universidade) e o LEER/USP (Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação). Atualmente desenvolve tese de doutoramento sobre a questão imigratória japonesa a partir da documentação diplomática e dos periódicos editados entre 1889 e 1954, sob orientação da Profa. Maria Luiza Tucci Carneiro. Essa pesquisa, desde julho de 2006, é financiada pela FAPESP (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estados de São Paulo). É autora dos livros O perigo amarelo em tempos de guerra (1939-1945) e Japoneses: a saga do povo do Sol Nascente.

O livro O Perigo Amarelo: Imagens do Mito, Realidade do Preconceito (1920-1945) tem como objetivo principal resgatar a presença dos imigrantes japoneses no imaginário político brasileiro entre os anos de 1920 e 1940. Através de diferentes fontes – prontuários do DEOPS/SP, charges políticas e literatura tanto antinipônica quanto filonipônica – a autora avalia e interpreta as variações da imagem dos japoneses nesse período. Demonstra que os estereótipos vinculados aos imigrantes oriundos do Império do Sol Nascente são anteriores à Segunda Guerra Mundial, seja os relacionados a questão de inferioridade racial como, também, em relação às suspeitas de infiltração política.
O conflito mundial que colocou em campos opostos o Brasil e o Japão serviu para diluir a ambiguidade do discurso até então presente: por um lado o japonês como dócil e bom trabalhador; do outro, inassimilável e perigoso para a nacionalidade brasileira. Nesse novo contexto, a intolerância aos nipônicos encontra seu auge, generalizado, impondo aos cidadãos dessa origem um cotidiano difícil e restrito.
Essa publicação participa das comemorações pelo centenário da imigração japonesa no Brasil, em conjunto com os demais eventos promovidos pelo PROIN-USP.

Coleção: Histórias da Repressão e da Resistência

Sobre a coleção: A coleção Histórias da Repressão e da Resistência nos permite avaliar as ações de instituições brasileiras que tem como função a seleção e o controle do cidadão. Por meio desses estudos temos a oportunidade de conhecer o mundo da repressão e também de reconstruir o mundo fantástico da resistência, que, felizmente, não se calou durante os momentos de autoritarismo.

Esta coleção resulta do inventário do Fundo DEOPS/SP desenvolvido pela equipe de pesquisadores do PROIN, que desde 1996, tem contribuído para construção do conhecimento histórico acerca do exercício moderno do poder por meio das instituições públicas. representa uma conquista que diz respeito ao direito à memória. Expressa o retorno ao estado de direito que restabelece as garantias individuais e as liberdades públicas, entre as quais o direito à informação e à livre circulação de idéias.

São Paulo
Humanitas/Fapesp