A construção da verdade autoritária

Maria das Graças Andrade Ataíde de Almeida

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco, doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Universidade de Coimbra. Atualmente é professora no PPG-História e do PPG-POSMEX de Pernambuco da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de comunicação, História e educação, com ênfase em educação e politica comparativa entre Brasil e Portugal; Relações Raciais, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, igreja - estado, imaginário social, racismo e autoritarismo.

O livro de Maria das Graças Andrade Ataíde de Almeida, além de trazer uma reconhecida contribuição à história social e política de Pernambuco, durante a Interventoria de Agamenon Magalhães (1937-1945), representa um eficaz exemplo metodológico quanto ao uso da fotografia como fonte de informação e interpretação históricas. As imagens em seu trabalho não são meras "ilustrações" ao texto, ao contrário, explicitam ao leitor a ideologia do regime varguista estampada na imprensa carioca e pernambucana. A autora demonstra a importância da fotografia como poderoso instrumento de denúncia social quando em mãos de turistas "advenas", as quais não tinham permissão para dirigiram suas câmeras a nenhum tipo de cenário que maculasse a nova imagem da cidade idealizada pelo Estado. Uma nova imagem que não admitia a fisionomia da arquitetura colonial, identificada com o atraso e com os fantasmas do passado. Os olhares dos turistas foram dirigidos para os espaços idealizados de forma que as câmeras registrassem apenas "cartões-postais". Fragmentos localizados de modernidade, erigidos sobre os palcos das avenidas e jardins, agora limpos, higienizados, iluminados, mascarando o grande espetáculo da miséria, que se viu, de súbito, transformado em pesadelo imaterial, apenas uma fantasia da imaginação. Uma imagem sem foto, uma "verdade" autoritária.

Coleção: Teses e Monografias

Sobre a coleção: Esta é uma coleção idealizada pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo e publicada em parceria com a Imprensa Oficial do Estado. Tem como proposta divulgar estudos acadêmicos em nível de excelência produzidos com base na documentação sob a guarda deste acervo público, além de estimular o surgimento de novos valores no campo da historiografia nacional.
A partir de 1999, os pesquisadores do PROIN tiveram a oportunidade de aqui publicar suas dissertações de Mestrado apresentadas junto ao Programa de Pós-Graduação em História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Pela primeira vez, a documentação do Fundo DEOPS avaliada através da pesquisa acadêmica vinha a público tendo como referência os inventários DEOPS produzidos pela equipe pioneira.

São Paulo
Humanitas / FFLCH-USP