Ana Luiza Martins Camargo de Oliveira

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1970), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1998). Concursada como historiógrafa no Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico), exerceu a função de historiadora do serviço técnico e, posteriormente, de Diretora do GEI (Grupo de Estudos de Inventário e Reconhecimento do Patrimônio Cultural e Natura) da UPPH (Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH). De 2013 a 2016 foi Conselheira do mesmo Condephaat. Lecionou na Pontifícia Universidade Católica. Foi pesquisadora sênior na BBM (Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin). Desenvolve trabalhos de Assessoria, Editoração, Consultoria, Curadoria de Exposições. Tem experiência na área de História, com ênfase na História do Brasil atuando nos seguintes temas: História do Brasil Império e República, História de São Paulo, Patrimônio Cultural, História do Café, História da Imprensa, Periodismo e Revistas. Tem 9 livros publicados e colaboração com artigos em revistas científicas, nacionais e estrangeiras.

No LEER participa com pesquisas sobre patrimônio cultural, trabalhando os espaços físicos dos esquecidos, tendo se apresentado no SEMINÁRIO ESPAÇOS DE EXCLUSÃO: HISTÓRIA E MEMÓRINA, realizado na USP em 05 de outubro de 2018.

Atualmente desenvolve trabalho de inventário de revistas com o RIC (Revistas de Ideias e Cultura) da Universidade Nova de Lisboa, em parceria com a Fundação Mário Soares e a Biblioteca Nacional de Portugal.