Autoritarismos, Totalitarismos e Respostas Democráticas

Carlos Cordeiro

Carlos Alberto da Costa Cordeiro é Professor Auxiliar com Agregação na Universidade dos Açores, onde trabalha com História Contemporânea.

Os textos apresentados corresponde às comunicações do seminário internacional da Ribeira Grande "Autoritarismos, Totalitarismos e Respostas Democráticas: ideologias, programas e práticas", numa organização do Centro de Estudos Gaspar Frutuoso da Universidade dos Açores e do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra – CEIS20, com o inestimável apoio da Câmara Municipal da Ribeira Grande e da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Este Seminário Internacional surgiu na sequência dos já realizados em Bolonha (2005), S. Paulo (2006) e Coimbra (2007), integrando investigadores destas três universidades, bem como de outras instituições do ensino superior e centros de investigação. As experiências históricas dos autoritarismos e dos totalitarismos têm vindo a suscitar o empenhamento de historiadores, filósofos e cientistas políticos no sentido de melhor se compreender, tanto os contextos políticos, económicos, sociais e culturais que a tais regimes conduziram, como os respectivos fundamentos teóricos, linhas doutrinárias e a organização do "equipamento instrumental" para a concretização dos seus desígnios antiliberais e antidemocráticos.
Considerando que a participação no Seminário Internacional contribuiria para o aprofundamento da formação científica dos professores, no sentido de uma melhor compreensão da contemporaneidade, quer na perspectiva da interculturalidade, quer da globalização, o secretário regional da Educação e Ciência do Governo Regional dos Açores determinou a creditação do Seminário como requisito de formação contínua dos professores de todos os grupos de docência.

Compre aqui