Combates pela Liberdade: O movimento anarquista sob a vigilância do DEOPS/SP (1924-1945)

Lucia Silva Parra

Sobre a autora: Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (2000), graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de São Paulo (2007) e mestrado em Estudos Culturais pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é bibliotecária da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, atuando principalmente nos seguintes temas: anarquismo, centros de cultura, repressão política, sindicalismo e livros e leitura.

Este volume tem como principal objetivo elaborar um cadastramento sistemático dos prontuários de anarquistas registrado junto ao arquivo do DEOPS/SP. Com base nessa documentação a autora estabelece o perfil político e social do movimento anarquista, baseada na nacionalidade, profissão, raça e religião de seus membro. Investiga também o envolvimento das mulheres identificadas com o ideário anarquista, cuja ação política pode ser constatada por meio do material confiscado pela Polícia Política. Em sua análise, dedica uma atenção especial à construção do discurso policial acerca dos anarquistas incriminados.

Coleção: Inventário DEOPS

Sobre a coleção: A Série Inventário DEOPS foi criada em 1996 como um instrumento de apoio aos pesquisadores interessados em consultar o acervo da Polícia Política do Estado de São Paulo, sob a guarda do Arquivo do Estado: os prontuários do FUNDO DEOPS.
Os projetos executados com base nas fontes arquivadas junto a Série Prontuários DEOPS, têm como foco a intolerância étnica e política praticada pelo Estado republicano entre 1924 -1983. Assim, a Série Inventário DEOPS pode ser considerada como produto dessa proposta acadêmica que tem sua continuidade na produção de teses de doutorado e dissertações de Mestrado em História Social. Parte destes estudos – fundamentados nos arquivos policiais e diplomáticos – foram publicados em diferentes coleções a saber: Teses & Dissertações (Arquivo do Estado e IMESP), Histórias da Intolerância (LEI; Associação Editorial Humanitas), Intolerância Política (Editora Lazuli) e Histórias da Repressão e da Intolerância (Associação Humanitas Editorial; FAPESP e Imprensa Oficial). 

A Série Inventários DEOPS encontra-se organizada em módulos temáticos cujos títulos reproduzem os "rótulos" arquivísticos empregados pela própria Polícia Política. Este conjunto de informações compõe o Banco de Dados PROIN/DEOPS, que, enquanto produto do Projeto Temático FAPESP, cumpre com o seu objetivo principal: proporcionar novos conhecimentos para a escrita da História Política do Brasil Contemporâneo. 

Nossa proposta continua aberta aos novos segmentos de pesquisa relacionados à história dos impressos políticos clandestinos, das mulheres "hereges", das comunidades de estrangeiros radicados no Brasil, dos movimentos negros e feministas, etc. Enfim, esta série nos permite repensar a dinâmica dos órgãos de repressão que, através de seus registros, nos oferecem oportunidades para a reconstituição de uma história de anônimos.

São Paulo
2003
9788586726491
Compre aqui