Colóquio Internacional Discursos de Ódio

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo Av. Prof. Lineu Prestes, 338, São Paulo

Colóquio Internacional Discursos de Ódio nos dias 04 e 05 de novembro de 2019, na FFLCH-USP. Os discursos de ódio têm se proliferado neste século XXI, reciclando velhos preconceitos que dão sustentação a atos racistas contra diversos grupos étnicos que, ainda hoje, encontram-se marginalizados da sociedade. Tais manifestações têm se aproveitado de fissuras abertas pelas frágeis democracias, atualmente atacadas pelo uso indiscriminado da força física e simbólica perpetrada por grupos, sobretudo, da extrema-direita. Tal situação diz respeito a todas as nações ditas civilizadas, que têm sido abaladas pelo racismo e pelo antissemitismo. Inúmeras têm sido as tentativas de padronização das identidades nacionais e de negação da memória do Holocausto por parte de grupos interessados em recuperar elementos racistas sustentados no passado por adeptos das ideologias nazistas e fascistas. Entendemos que este momento requer, em caráter emergencial, a reafirmação do papel das universidades, as quais, em parceria com a sociedade civil, devem investir contra o racismo plurifacetado que todos os dias tenta cooptar adeptos para as suas propostas de negação das diferenças e atos de violência. Tendo em vista essa necessidade, foi idealizado o Colóquio Internacional Discursos de Ódio, que ocorrerá nos dias 04 e 05 de novembro, no prédio de História e Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (auditório Nicolau Sevcenko). Os ouvintes que desejarem receber certificado de participação do evento deverão se inscrever pelo e-mail leer@usp.br ou realizar o credenciamento no primeiro dia do Colóquio.

Ir ao Topo