História do trabalho e histórias da imigração: trabalhadores italianos e sindicatos no Brasil (séculos XIX e XX)

Maria Luiza Tucci Carneiro,
Federico Croci
Emilio Franzina

Maria Luiza Tucci Carneiro é historiadora, graduada e pós-graduada em História pela Universidade de São Paulo. Tanto no Mestrado como no Doutorado tem o racismo e ao antissemitismo como objeto de estudo, ambos publicados no formato livro. Em 2001 apresentou sua Tese de Livre Docência intitulada Cidadão do Mundo: O Brasil diante da questão dos refugiados judeus, 1933-1948. Atualmente é professora Livre Docente dos seguintes programas de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo: História Social do Departamento de História/FFLCH; Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas do Departamento de Letras Orientais/FFLCH; e Direitos Humanos da Faculdade Direito São Francisco. Coordenadora do LEER- Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação/USP, do Departamento de História/USP.

Federico Croci é Doutor em História Contemporânea pela Università di Genova, membro do Comitê Científico do Centro Internacional de Estudos sobre a Emigração Italiana e pesquisador do Arquivo da Escrita Popular, centro de pesquisa do Dipartimento di Storia Moderna e Contemporanea, da Università di Genova. Atua como Professor Visitante junto ao Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Desde novembro de 2006, coordena o módulo Migrações do LEER-USP; é pesquisador Senior do PROIN, Projeto Integrado Arquivo Público do Estado/USP.

Emilio Franzina é professor titular de história contemporânea na Universidade de Verona (Itália). É presidente do Instituto pela história da Resistência e da Idade Contemporânea de Verona. Foi professor Visitante na Espanha, na Argentina, no Brasil e nos Estados Unidos. Atua sobretudo em: ideologia econômica no desenvolvimento capitalista e industrial; movimentos migratórios de massa, particularmente para o Brasil e outros países da América Latina.

História do trabalho e história da imigração, presentes no título deste volume, já foram indissociáveis. Seguiu-se um período em que ambos os campos de estudos, à medida que se ampliavam, construíram novas associações, sem abandonar, evidentemente, a associação já estabelecida, porém conferindo-lhe um papel menos central. Assistimos agora, em trabalhos como os que compõem esta coletânea, uma retomada em novos termos da associação clássica entre a história do trabalho e a história da imigração, esta última sintomaticamente transformada no plural no título deste livro, para enfatizar a pluralidade e a diversidade de experiências. Entre as novidades aqui apresentadas está o foco voltado para a imigração italiana no contexto urbano, particularmente naquele da cidade de São Paulo, recorte adotado pela maioria dos autores. Questões que haviam sido pouco problematizadas na produção do passado, tal como a relação entre etnicidade e classe, ganham particular destaque em vários dos textos. Enquanto a interpretação clássica tendeu a ver etnicidade e classe como identidade incompatíveis, a primeira sempre servindo como fator de dissolução da última, os estudos mais recentes tenderam a matizar essa certeza, apontando para situações em que ocorre justamente o oposto, quando a identidade étnica fortalece a identidade de classe. Outro passo de ruptura com a produção clássica sobre a imigração, frequentemente tentada a construir uma imagem de uma imigração homogênea, é a crescente preocupação em detectar as diferenças e os eventuais conflitos que dela resultam. Nas páginas deste livro são justamente as tensões e os conflitos usualmente minimizados que emergem. Talvez mais do que qualquer outra, a imigração italiana foi objeto de uma construção caricata por meio da literatura, do cinema, da televisão e, certamente, também pelo imaginário acadêmico. Estudos como os que compõem esta coletânea tem um papel fundamental na difícil tarefa de desconstrução dessa imagem e, sob diversos aspectos, cada uma das contribuições avança nessa direção. Entre os autores desta coletânea, que reúne diferentes gerações de historiadores, há desde nomes já conhecidos e consagrados da história da imigração e da história do trabalho até jovens historiadores no início de suas carreiras acadêmicas. A diferença de experiência não impede que o resultado obtido com o conjunto dos textos demonstre a qualidade e a sofisticação alcançadas por esses dois campos de estudo nos últimos anos.

Coleção: História das Migrações

Sobre a coleção: A Coleção História das Migrações é coordenada pelos Profs. Drs. Maria Luiza Tucci Carneiro e Federico Croci, docentes da FFLCH-USP, e tem como objetivo criar referências para os estudos migratórios, abrindo espaço para a divulgação de estudos que têm o fenômeno das migrações como objeto de análise sob uma perspectiva multidisciplinar.

Edusp / Fapesp
Compre aqui