Mariana Cardoso dos Santos Ribeiro

Possui graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998), mestrado (2003) e doutorado (2008) em História Social pela Universidade de São Paulo (2003). Pós-doutorado em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco da Universidade de São Paulo (2013), com estágio pós-doutoral em História na Universidade de Salamanca (2012), e pós-doutorado em Relações Internacionais pela Universidade Federal do ABC (2016). Desenvolveu estudos com financiamento público e sobre os temas: Migrações e Xenofobia, Autoritarismo e Direitos Humanos, Repressão e Transnacionalidade, Brasil e Nações Unidas, Organizações Internacionais, e Política Exterior Comparada (Brasil e Espanha). Tem experiência internacional em pesquisa em arquivos policiais e diplomáticos (Espanha e Portugal). Coordenou estágios em pesquisa junto à Biblioteca Depositária das Nações Unidas em São Paulo (Sala ONU/Biblioteca Mario de Andrade) e investigações sobre a guerra civil espanhola e o franquismo, no âmbito do Projeto VOLVER.

É autora de Venha o decreto de expulsão: a legitimação da ordem autoritária no governo Vargas (1930-1945) (SP: Humanitas; Fapesp, 2012). Pesquisadora do projeto Fapesp: Deslocamentos Humanos: Narrativas e Representações, Séculos XIX e XX, coordenado pela Dra. Miriam Rossi e Dra. Maria Luiza Tucci Carneiro, junto ao Núcleo de Estudos Populacionais.