O perigo alemão e a repressão policial no Estado Novo

Priscila Ferreira Perazzo

Priscila Ferreira Perazzo é historiadora, mestre e doutora pelo Programa de Pós-Graduação de História Social (FFLCH) da Universidade de São Paulo, onde apresentou a tese Prisioneiros de Guerra: os cidadãos do Eixo nos campos de concentração brasileiros (1942-1945). Pesquisadora do PROIN – Laboratório de Estudos sobre a Memória Política Brasileira da Universidade de São Paulo. Atualmente, leciona no Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e coordena o Núcleo de Pesquisa Memórias do ABC, nessa Universidade.

Publicação que inaugura a Coleção Teses & Monografias no Arquivo do Estado de São Paulo em 1999, foi um dos primeiros trabalhos historiográficos que utilizou as fontes da Polícia Política. Esse livro, originário de uma dissertação de mestrado em História Social, discute a presença nazista no Brasil durante o Estado Novo de Vargas e tem como proposta a análise da ação do DEOPS na perseguição aos "elementos-símbolo da ideologia nazista, propagandistas do regime e espiões do Reich". A ideia de perigo alemão, veiculada a época, alimentou intensa repressão aos membros da comunidade alemã que estiveram, de alguma forma, envolvidos com o nazismo no Brasil, fosse pelo Partido, fossem pelas redes de espionagem ou por outros meios. Inicialmente, discute-se no contexto nacionalista do governo Vargas, na década de 1930, pelo qual se explica os mecanismos de controle sobre as comunidades germânicas no Brasil e sobre suas ideias políticas. Em seguida, a autora reconstrói as atividades do Partido Nazista, a propaganda ideológica veiculada por impressos e as redes de espionagem que se formaram durante a II Guerra Mundial, bem como a participação individual de imigrantes alemães nos serviços de informações mantidos no Brasil. As questões foram analisadas considerando-se o "olhar policial" e a repressão instituída sobre essa comunidade, concluindo-se a obra com a prisão de "súditos do Eixo" em presídios, delegacias e campos de concentração para prisioneiros de guerra no Brasil.

Coleção: Teses e Monografias

Sobre a coleção: Esta é uma coleção idealizada pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo e publicada em parceria com a Imprensa Oficial do Estado. Tem como proposta divulgar estudos acadêmicos em nível de excelência produzidos com base na documentação sob a guarda deste acervo público, além de estimular o surgimento de novos valores no campo da historiografia nacional.
A partir de 1999, os pesquisadores do PROIN tiveram a oportunidade de aqui publicar suas dissertações de Mestrado apresentadas junto ao Programa de Pós-Graduação em História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Pela primeira vez, a documentação do Fundo DEOPS avaliada através da pesquisa acadêmica vinha a público tendo como referência os inventários DEOPS produzidos pela equipe pioneira.

Arquivo do Estado
Compre aqui