ARQSHOAH – Arquivo Virtual sobre Holocausto e Antissemitismo

O Brasil diante do holocausto e dos refugiados do nazifascismo no Brasil

Ementa:
Este projeto tem como proposta gerar um ARQUIVO VIRTUAL de documentação sobre os temas do Holocausto e do anti-semitismo pesquisados junto aos arquivos portugueses, franceses e brasileiros. Será desenvolvido junto LEER- Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação, sediado junto ao Departamento de História da FFLCH/Universidade de São Paulo. Percebemos que através da história e da preservação da memória é possível, ainda que de forma fragmentada, pensar, registrar e interpretar as representações do Holocausto. Os testemunhos são, portanto, fundamentais para compreendermos o que aconteceu, ainda que múltiplas sejam as versões e leitura possíveis. Uma imagem, uma narrativa ou uma palavra que seja, são indícios que não devem ser desprezados. Documentos oficiais (diplomáticos e policiais) e de associações comunitárias, diários e livros de memórias, poemas, narrativas, canções, filmes e pinturas, são marcas de um repertório único, expressões de uma experiência intransferível. Apesar de estarmos diante de um "objeto sem limites" - considerando as tensões que envolvem as possíveis representações da Shoah - se faz necessário escrever sobre o tema e resgatar a documentação existente nos arquivos brasileiros e estrangeiros. É nesta tensão que ecoa a dialética entre memória e esquecimento; é nesta tensão que o Holocausto desponta enquanto uma ferida da memória.

A partir das investigações realizadas por nossa equipe de pesquisadores pretendemos disponibilizar à um público maior os registros históricos que permitem avaliar a postura dos governos brasileiro e português diante do plano de extermínio às minorias étnicas e políticas sustentado pelo III Reich entre 1933-1945. Pretendemos também promover debates e atividades educacionais que permitam uma forma de relacionamento entre os homens pautada pela tolerância. Na luta pela dignidade humana e pela construção de um mundo mais justo, mais próspero e mais humano é que se insere este projeto. Nosso objetivo é de fazer, em primeira instância, o levantamento, sistematização, análise, tradução, publicação e digitalização de documentos históricos, literários, artísticos e cinematográficos que têm o Holocausto como tema.

Ação Educativa: Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino do Holocausto
Direcionada para professores da rede de ensino fundamental com o objetivo de introduzir o tema da história do Holocausto e incentivar o debate sobre o perigo da proliferação das idéias racistas na sociedade contemporâneas. Desde 2002, esta atividade é desenvolvida em parceria com a B´Nai B´rith do Brasil e, posteriormente, com a Secretaria no Programa Educando para a Democracia e a Cidadania. Estas jornadas foram realizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói, Porto Alegre e Curitiba, através de seus respectivos coordenadores regionais: Maria Luiza Tucci Carneiro e Abraham Goldstein, Helena Lewin e Silvia Lerner; Matilde e Pedro Gus. Para saber mais ver "Ações Educativas": www.arqshoah.com.br

Profa. Dra. Maria Luiza Tucci Carneiro (LEER/USP)

Pesquisadores e seus projetos:
Rachel Mizrahi: O discurso filo e antissemita da diplomacia brasileira e portuguesa. Um estudo comparativo (1933-1945).
Kênia M. de Almeida Pereira (Uberlândia, MG): Holocausto e Anti-semitismo na Poesia Brasileira.
Célia Maria Antonacci Ramos (Florianópolis, SC): Projeto As nazi-tatuagens; inscrições ou injúrias no corpo humano?
Pedro Henrique Falco Ortiz: Documentação Audiovisual e Produção de Documentários. Série de Programas de TV. (PROLAM/USP, TV USP/CCS)
Renata Mazzeo Barbosa: Laços de Solidariedade em tempos Sombrios: As Associações Judaicas no Estado de São Paulo (1933-1955)
Anna Rosa Bigazzi: Os judeus italianos refugiados das leis raciais italianas (1938-1945)
Cláudio Galvão: Os Sacerdotes católicos: uma presença na História do Holocausto
Taciana Wiazovski: A revista Comentário, libelo de protesto e resistência no Brasil.
Lucius Flavius de Mello: A Travessia da Terra Vermelha – Romance histórico
Leslie Marko: Teatro Judaico Hoje – Um Grito Estético

Sem bolsistas para o projeto

2006 - 2009

ARQSHOAH

Arquivo Virtual Aristides Souza Mendes; B´nai B´rith do Brasil; Arquivo Público do Estado de São Paulo, Universidade Hebraica de Jerusalém, Museu Lasar Segall, Instituto Cultural Judaico Marc Chagall de Porto Alegre, Fundação Yad Vashem (Israel), Arquivo Histórico Judaico de São Paulo; Arquivo Nacional do Rio de Janeiro; Instituto Histórico Judaico Mineiro de Belo Horizonte; Programa de Estudos Judaicos da UERJ/Rio de Janeiro.