Apresentação
“Qual era a brincadeira que você
mais gostava?” Foi esta pergunta que deu origem ao projeto de recuperação das
memórias de infância de nós, profissionais da educação, da Creche Pré-Escola Central SAS/USP e da Escola da Aplicação da Faculdade
de Educação da USP. Fosse no campo ou na cidade, há 20 e poucos anos ou
50 e muitos anos atrás, brincar na rua, no quintal, sozinho ou com os amigos
fazia parte de nosso dia a dia.
Crescemos, tornamo-nos adultos, profissionais da educação que lidam o
tempo todo com crianças e jovens. A brincadeira continua sendo parte de nosso
cotidiano, mas muitas vezes temos dificuldade de voltar a ser aquele brincante
de nossa meninice. Recuperar, sistematizar e socializar nossas memórias foi a forma
que encontramos para restabelecer o elo entre a criança que fomos e o adulto e
educador que nos tornamos.
Esta história começou em 2006
com os funcionários da Creche Central. Nos bate-papos no horário de almoço, nas
conversas de corredores, nos demos conta de que havia entre nós uma diversidade
de experiências e saberes ligados ao universo das brincadeiras. A partir daí
começamos a pensar em como compartilhar esse conhecimento com as crianças. Dessa
reflexão surgiu uma série de atividades entre 2006 e 2011 nas quais nós, profissionais da educação, fomos contar nossas histórias de vida e ensinar as brincadeiras
que dela faziam parte. A vontade de registrar tantas histórias, esse acervo
enorme de brincadeiras, levou-nos a pensar em como trabalhar melhor estas
memórias da infância. Por isso, em 2012, começamos a elaborar o projeto Brincadeiras de muitos tempos e lugares.
Buscamos neste momento estabelecer uma parceria com o Centro de Memória da
Faculdade de Educação para nos auxiliar neste processo. Dessa parceria veio,
também, a ideia de ampliar este trabalho e o convite a Escola Aplicação para
participar do projeto.
Diferente do modelo tradicional de um projeto de memória – em que o
trabalho de pesquisa, organização do acervo e criação das ferramentas para
disponibilizá-lo é feito por uma equipe de profissionais, externa a comunidade
em que se realiza a pesquisa – optamos por constituir um grupo de profissionais da educação das duas instituições que por meio de, um livro, um documentário e um
site, compartilhamos com o mundo um pouco da nossa história: quem somos, do que
brincamos e como isto nos constitui enquanto trabalhadores em uma instituição
de educação, ou seja, profissionais da educação. Nas páginas deste site estão nossas trajetórias de vida, as
brincadeiras que dela fizeram parte, nossas práticas pedagógicas baseadas
nestas experiências e conhecimentos.
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