Brincadeira: Bolinha de gude: Triângulo

/

Faixa etária: A partir de 5 anos
Participantes: Coletivo
Espaço: Ambos
Materiais: Sim

Fonte Descrição dos Materiais
  • Bolinhas de gude
  • Material para riscar o chão
Descrição

Obs: Os termos em negrito são expressões próprias do jogo. O significado deles é descrito em um glossário no final da descrição.

 

1. Desenhe no chão um triângulo. Feito isso, desenhe uma linha paralela à base do triangulo a aproximadamente 3 metros de distância

2.  Dentro do triângulo  coloca-se diversas bolinhas enfileiradas, acompanhando todo o contorno do triângulo.

3. Os jogadores  posicionam-se no vértice do triângulo oposto a linha traçada. Cada jogador deve lançar uma bolinha em direção a linha. Quem conseguir lançar a bolinha mais próxima dela começará a brincadeira. Importante: As bolinhas lançadas não devem ultrapassar a linha. Caso isso aconteça o jogador que ultrapassou linha deve lançar novamente a sua bolinha de gude em uma nova rodada.

4. A ordem dos jogadores será definida pela proximidade da bolinha em relação a linha.

5. O objetivo do jogo é caçapar as bolinhas que estão dentro do triângulo . Ganha quem conseguir caçapar o maior número de bolinhas.  Antes de começar a partida os jogadores definem quanto valerá a partida, ou seja,  a quantidade de bolinhas que ele deverá repor caso sua bolinha fique  selada.  Se ele não tiver bolinhas para repor, será eliminado da partida.

6.  Cada jogador deve escolher qual a bolinha ele vai usar para caçapar. Ele não poderá trocar de bolinha ao longo da partida.

7. Enquanto um dos jogadores estiver caçapando as bolinhas dentro do triângulo ele continuará a lançar a sua bolinha. Somente passará  a vez para o outro quando errar.  Se ele acertar todas as bolinhas que estão dentro do triângulo,  será o vencedor.

 

Glossário:

Selar: Ficar preso dentro do triângulo

Caçapar :  Lançar a sua bolinha e acertar nas bolinhas do triângulo.

Brincadeiras Relacionadas

Fale conosco

Projetos