Brincadeira: Cinco Marias

/ Pular, saltar, escorregar e girar

Faixa etária: A partir de 6 anos
Participantes: Coletivo
Espaço: Ambos
Materiais: Sim

Fonte Descrição dos Materiais 5 saquinhos preenchidos com areia ou arroz Descrição

As   “cinco Marias"  que dão nome a brincadeira são os saquinhos de pano cheios de areia ou arroz. Ela consiste em executar uma sequência de movimentos com os saquinhos. Há várias fases e ganha quem conseguir executar corretamente todas elas. Quem errar perde a vez, tendo que retomar na próxima rodada de onde parou.

Fase 1: As cinco Marias são lançadas no chão. A pessoa escolhe uma delas e a joga para o alto. Enquanto essa está no alto ela deve, com a mesma mão, pegar uma das outras quatro que ficaram no solo. Feito isso, deve-se agarrar o saquinho que foi lançado antes que esse caia no chão. Esse movimento deve ser repetido com os demais saquinhos. Quem conseguir pegar todas passa para a próxima fase.

Fase 2: O movimento executado é similar ao anterior, contudo deve-se pegar nessa fase os saquinhos que estão no solo de dois em dois.

Fase 3: O movimento executado é similar aos anteriores, porém deve-se na primeira vez pegar um dos saquinhos e na segunda vez os três que restaram de uma vez só.

Fase 4: O movimento executado é similar aos anteriores, porém dessa vez deve-se pegar todos os saquinhos que estão no chão de uma só vez.

Fase 5: Todas os saquinhos são colocadas de volta ao chão. Com uma das mãos, o jogador tem de fazer uma ponte - com a mão esquerda apoiada no solo pelas pontas do polegar e do indicador. Feito isso, deve jogar para cima um dos saquinhos, enquanto passa o outro por baixo da ponte. O jogador deve pegar o que foi lançado antes que este cai no chão. O movimento deve ser repetido até que todos os saquinhos tenham sido passados por debaixo da ponte.



Fase 6: Lança-se todos os saquinhos para o alto. Com a mão esquerda o jogador faz um muro na frente das peças,  apoiando o dedo mindinho e a lateral da mão no chão.  Ele deve escolher um dos saquinhos e lançar para o alto,  ao mesmo tempo,  deve transpor cada um deles para o outro lado do muro, sem deixar cair a que está no ar. O jogo termina quando forem transpostas todas as peças para o outro lado.



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