O Módulo Recursos de Áudio na WEB do Curso Formação Continuada em Mídias na Educação, da SEED/MEC, é composto por dezessete tópicos:
Alguns desses Tópicos se desdobram em diferentes Subtópicos (páginas da Internet) de assunto correlativo ou de continuação do texto principal, conforme pode ser visto no menu à esquerda da tela.
Há também casos de links que apontam para páginas externas. Nestes casos, a página do curso não será fechada. O cursista poderá ler o conteúdo externo e fechar a janela referente a ele, de modo a voltar ao navegador onde se encontra o Módulo Recursos de Áudio na WEB.
As páginas do curso, além dos textos e fotos, compreendem gravações em áudio e vídeo, que utilizam tocadores próprios do curso. No caso dos arquivos de tamanho maior (principalmente vídeos), o tocador é “carregado” durante algum tempo. Essa operação é mostrada em forma de percentual animado no espaço que o tocador ocupará.
Nos tocadores de áudio, o usuário deverá dar ao menos dois cliques no botão “tocar” (ou seleção do mesmo e teclar “Enter”). Após o primeiro, ele entrará na tela com a transcrição do áudio e poderá, clicando/teclando novamente, ouvir o som. Após o segundo, ele entrará numa tela com a transcrição do áudio e ouvirá o som.
Geralmente os computadores comuns ou navegadores possuem o programa que lê o arquivo do tocador de áudios e vídeos feito para o curso. Porém, se o usuário não visualizá-los, deve fazer o download (gratuito) do programa para ver estes arquivos, no site do fabricante.
O mesmo conteúdo das páginas da internet encontra-se disponível em documentos no formato PDF, abertos pelo programa gratuito Acrobat_Reader. Os conteúdos de áudio e vídeo foram transcritos de modo a facilitar a acessibilidade do material do curso e, tais transcrições, também se encontram na versão em PDF.
O acesso aos PDFs do curso se dá pelo ícone que se encontra em cada uma das páginas do Módulo. É interessante notar que se inseriu todo o conteúdo do Tópico em cada um dos documentos referentes aos mesmos, para facilitar o processo de consulta e download. Os PDFs poderão ser salvos pelo usuário em seu computador ou disquete/CD para leitura em momento posterior.
No final deste módulo você encontrará uma atividade geral que contemplará todos os tópicos trabalhados durante o curso.
O acesso aos conteúdos do curso pode ocorrer por diferentes métodos. Desde o mais básico, com o uso do menu lateral com os Tópicos e Subtópicos, até uma navegação “contínua”, página a página. Isso poderá ser feito através dos botões que se encontram na barra superior (retrocesso / página principal / avanço), ou ainda, pelos botões de continuação no fim das páginas de início e intermediárias, dentro de determinado Tópico.
O acesso aos conteúdos poderá ser feito com o uso do mouse ou utilizando o teclado. Neste caso, é importante saber que a tecla “Tab” possibilita a navegação pelos conteúdos acessáveis, que ficarão selecionados, e com o uso posterior da tecla “Enter” o usuário terá acesso ao conteúdo desejado. Note-se, ainda, que as teclas “Up” (seta para cima) ou “Page Up”, além das teclas, “Down” (seta para baixo) ou “Page Down” permitem rolar a barra vertical de cada uma das páginas.
No caso dos tocadores de áudio, o princípio é similar, o usuário deve usar a tecla “Tab” para fazer a seleção de ação/conteúdo desejado (tocar o som, pausá-lo ou pará-lo, por exemplo) e depois teclar “Enter”. O conteúdo do som foi transcrito e o usuário poderá lê-lo, rolando as barras verticais que os mostram no interior do tocador. As teclas “Up” e “Down” permitem também rolar o conteúdo, de modo a o ler.
Para os tocadores de vídeo, a tecla “Enter” funciona para tocar, “End” serve para pausar o filme e a tecla “Home” para finalizá-lo. Nos vídeos, os textos são mostrados como “legenda” do filme, nesse caso, o usuário não tem controle sobre o texto, embora, ao parar ou pausar, a “legenda” tenha o mesmo comportamento do filme.
No quadro Categorias de Rádio (nesse mesmo Tópico), o usuário poderá selecionar cada opção pela tecla “Tab” (seguida de “Enter”) e sair de uma delas (voltando à tela inicial), com o uso da tecla “Home”.