Universidade de São Paulo
Disciplina de pós graduação FLC5379
História de Empresas: Enfoques Teóricos e Estudo de Casos

Disciplina de Pós Graduação

FLC5379 - História de Empresas: Enfoques Teóricos e Estudo de Casos

Docentes

  • Prof. Jacques Marcovitch (Universidade de São Paulo)
  • Prof. Alexandre Saes (Universidade de São Paulo)
  • Prof. Armando Dalla Costa (Universidade Federal do Paraná)
  • Dra. Caroline Gonçalves (Universidade de São Paulo)

Objetivos

A disciplina “História de Empresas: enfoques teóricos e estudos de caso” pretende oferecer um panorama sobre diferentes correntes teóricas e historiográficas sobre história de empresas nos debates realizados nos Estados Unidos e Europa. Tanto a ”historia empresarial” como a business history resgatam e colocam no centro as empresas e empresários de uma perspectiva histórica, incluindo problemáticas como a natureza do empresariado, os estudos de ramos e atividades econômicas, os aspectos tecnológicos, econômicos, culturais e políticos vinculados às características e a evolução das empresas. Essas linhas de análises surgiram em contraposição as vertentes econômicas mais importantes do século XX: a economia neoclássica, que ao priorizar as análises do mercado em detrimento da esfera da produção, considerou a empresa como uma espécie de “caixa preta”, cuja única função foi de minimizar os custos ou maximizar os benefícios do processo produtivo. No caso da economia keynesiana, os comportamentos dos diferentes agentes não se tomaram de maneira individual, e somente foram compreendidos dentro da macroeconomia.

Tanto no velho continente como na América do Norte, a área da Business History e da história empresarial se consolidaram já na segunda metade do século XX, oferecendo diferentes conceitos e metodologias para que estudos sobre empresas pudessem se desenvolver. No caso de América Latina, seu desenvolvimento foi muito posterior. Todavia, desde as últimas duas décadas nos encontramos ante um avanço considerável dos estudos dessa subdisciplina em diversos países latino-americanos. O objetivo do curso é oferecer uma exposição sobre as abordagens existentes para essa problemática, e avaliando se é possível fazer uma história de empresas na América Latina se valendo dos conceitos importados das tradicionais escolas de business do mundo, ou procurando um esquema metodológico sincrético, que contemple os contextos regionais e os marcos institucionais específicos.

Justificativa

A disciplina de “História de Empresas” pretende abordar uma área bastante consolidada no exterior, mas ainda pouco explorada como uma área do conhecimento no país. Os estudos sobre a história de empresas no Brasil, apesar de realizados para casos específicos – para empresas de serviços públicos, ferrovias, indústrias, companhias de comércio etc. –, ainda carecem de uma abordagem teórica própria. Desta forma, a disciplina pretende disponibilizar uma bibliografia que reflete para as mais variadas interfaces relacionadas à história de empresas, tanto da perspectiva da história empresarial, como também da empresa como objeto social, permeada por relações político-econômicas da sociedade em que sua história se insere. A disciplina pretende, finalmente, problematizar se é possível pensar numa metodologia de história de empresas particular para a América Latina e para o Brasil.

Arquivos