“Saudades de destino” é uma expressão utilizada no início da novela-conto “A Estória de Lélio e Lina” para expressar o sentimento do protagonista, o vaqueiro Lélio, Com ascendência familiar nos sertões, ele parte da cidade para os Gerais mineiros na busca incessante de significâncias, que se elaboram nas novas e diversas experiências que vivencia, estendidas a pessoas e mundos que conhece no caminho, principalmente na Fazenda do Pinhém. São aqui seguidas as trajetórias de personagens dessa e de outras estórias de Corpo de Baile (1956), de João Guimarães Rosa, propondo questões a partir de uma escrita em movimento. O tecido estético carrega embates entre forças históricas, incluindo as dos fazendeiros e as que partem das cidades, em nome de progressos, confrontadas à diversidade iletrada de sertanejos, astuta e incômoda ao convívio de regras, tal como os enredos e outras elaborações do texto literário, composto pelo escritor e as práticas culturais.
O artigo aborda questões envolvendo linguagem e olhares políticos a partir do livro Corpo de Baile (1956), de João Guimarães Rosa. Concebendo a produção artística constituída de práticas históricas, percorre-se o corpus literário das narrativas em diálogo com entrevistas e correspondências do escritor, lendo-se a criação artística, simultaneamente, como uma forma de escrever a história, pela estória, que evidencia experiências dos sertões brasileiros, através dos Gerais mineiros, e realiza crítica ao progresso desenvolvimentista no Brasil – presente no contexto da escrita – principalmente através das trajetórias de personagens como “os pobres do mato”. Vivenciando experiências culturais diversas nos sertões, eles reagem também com estranhamento às regras decorrentes de poderes que falam e agem a partir das cidades.
O artigo reflete mais diretamente sobre duas das sete narrativas de Corpo de Baile, de João Guimarães Rosa (1956). Com o desdobramento em 3 outros livros que se dá na 3ª edição (1964/65), “O recado do morro” e “Cara-de-Bronze” passam a integrar o “Livro 2” da obra: “No Urubuquàquà, No Pinhém”, também formado pela novela “A Estória de Lélio e Lina”. A proposta coloca em diálogo as mudanças editoriais do livro no tempo, atestadas nas correspondências do escritor, com os enredos e temas das duas narrativas, apontando e analisando um movimento de escrita que ao mesmo tempo é artística e histórica. Nessa perspectiva, concebe-se o sentido histórico delineado em uma composição literária elaborada no uso de outras linguagens artísticas. Assim, menciona-se no artigo a linguagem cinematográfica, elaborando historicidade na narrativa, e corporeidade sonora das imagens, onde se situam as marcas musicais. Pela trama literária, estará marcada o que apontamos como temporalidades múltiplas, que escrev