Uma coleção de jornais dos séculos 19 e 20 agora pode ser consultada pela internet. Os exemplares que a compõem pertencem à biblioteca do Museu Republicano “Convenção de Itu”, extensão do Museu Paulista da USP. São jornais diários, publicados na cidade de Itu, que abrangem um período entre os anos de 1873 e 1961.
O conjunto de periódicos foi lançado no Museu Republicano no dia 16 de novembro, durante as atividades da semana da República. Esses jornais trazem alguns fatos importantes como a inauguração da estrada de ferro ituana, as discussões sobre escravidão e abolicionismo e principalmente o movimento republicano, incluindo o seu primeiro manifesto, publicado em A República.
A coleção faz parte do Projeto Biblioteca Digital de Obras Raras e Especiais do Sibi (Sistema Integrado de Bibliotecas da USP). A digitalização desse conjunto de jornais está sendo feita em parceria com os dois museus, de acordo com a proposta atual do Sibi. Assim, pessoas do próprio Museu Paulista que receberam treinamento trabalham na digitalização, bolsistas fazem o tratamento das imagens e as bibliotecárias do Museu Republicano indexam todas as informações na biblioteca digital.
A diferença na digitalização de jornais em relação aos livros é que ela exige uma máquina própria para grandes formatos, mas o tratamento das imagens é o mesmo. O processo de disponibilização online do acervo também envolve o reconhecimento de caracteres óticos, que permite a busca de palavras dentro dos textos, ou seja, os arquivos não são reconhecidos como imagens.
Sueli Mara Soares Pinto Ferreira, diretora do Sibi, conta que os jornais da coleção são materiais muito consultados e que o papel está se deteriorando, o que dificulta o manuseio. “[A digitalização] é uma forma de preservarmos a informação que temos no nosso acervo, mas também de disponibilizar na web para os interessados de uma maneira mais livre, mais ampla”, explica.
A disponibilização na plataforma digital começou com os três jornais mais antigos do conjunto, que são O Ytuano, Imprensa Ytuana e A República, também por estarem mais relacionados ao movimento republicano. A Coleção Digital de Jornais dos Séculos 19 e 20 conta ainda com edições de A Cidade de Ytu, A Cidade, Município de Ytu, A Federação, A Comarca de Itu, A Tribuna, O Povo e Progresso.
Dos mais de cinco mil exemplares do conjunto, cerca de mil estão acessíveis no site do Projeto Biblioteca Digital de Obras Raras e Especiais. Como atenta Sueli, mais do que democratizar o acesso a informação e preservar os itens do acervo da universidade, disponibilizar esses materiais numa plataforma digital “faz parte inclusive da nossa responsabilidade social”.