40 Anos de Turismo na ECA: Memórias e Análises é o título do livro organizado pela Profª Débora Cordeiro Braga, que ministra aulas no curso. Sua versão impressa foi lançada em outubro de 2013 durante a Semana do Turismo, importante evento da área realizado pela Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP). Neste ano de 2014, a edição digital foi disponibilizada gratuitamente na rede e pode ser acessada neste link.
A ideia surgiu do próprio corpo docente, que queria registrar a história e a evolução do curso. A obra, que demorou três meses para ser montada, traz depoimentos de 14 professores, inclusive da própria Débora: "Em abril do ano passado, convidamos todos os professores aposentados para contribuir. A maioria participou".
Os autores dos diversos textos são figuras importantes não só como professores da faculdade, mas também como pesquisadores e profissionais da área. Caso das Profªs Mirian Rejowski e Celia Maria de Moraes Dias, únicas formadas respectivamente na primeira e segunda turmas para, mais tarde, virem a ser as duas primeiras estudantes a se tornarem docentes.
Ao longo das 168 páginas divididas em 13 capítulos, a história se refaz. Tudo começa em 1973, quando o primeiro curso de Turismo oferecido em uma universidade pública abria turmas no Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP). Narra-se a estruturação do corpo docente e da grade curricular, e inclusive traça-se um paralelo com o curso de Lazer & Turismo criado mais recentemente na USP-Leste. É possível encontrar também passagens mais descontraídas, como uma engraçada história sobre um fantasma em Minas Gerais ou o comovente depoimento de um intercambista cabo-verdiano que hoje é o Diretor Geral de Turismo em seu país.
O livro, seja através de reminiscências ou de gráficos, tabelas e informações, oferece uma aula sobre o passado do curso e da própria ECA, bem como do campo turístico brasileiro. E o mais importante: ele está ao alcance de qualquer um que quiser lê-lo, com sua versão digital a poucos cliques de distância.