ISSN 2359-5191

12/05/2014 - Ano: 47 - Edição Nº: 11 - Arte e Cultura - Cinusp Paulo Emílio
Mostra do Cinusp investiga produção cinematográfica mexicana
Em parceria com universidade do país, festival fica em cartaz até o dia 14 de maio.
Clássicos do cinema mexicano estão em cartaz.

O cinema mexicano é uma daquelas preciosidades sobre as quais olha-se menos do que se deveria. Entre as décadas de 30 e 40, enquanto o país e sua população celebravam uma época de nacionalismo oriundo de movimentos populares, as produções audiovisuais davam seus primeiros passos. Anos mais tarde, por volta de 1950, o cineasta espanhol Luís Buñuel atraiu olhares de lugares distantes do globo.

E é justamente esse movimento o objeto de estudo da mostra Tesouros do Cinema Mexicano em Três Tempos.  Em parceria com a Universidad Nacional Autónoma de México, o Cinusp Paulo Emílio busca abordar discussões acerca da cultura mexicana dentro dos ambientes acadêmicos e seus contextos políticos. Dividida em quatro programas distintos, a mostra aborda tanto produções de longa-metragem tratadas como clássicas assim como produções mexicanas recentes, além de apresentar documentários e curtas-metragem. 

Com cópias restauradas pertencentes ao rico acerto da Filmoteca da UNAM, é a primeira vez que propõe-se um panorama como esse fora do México. Segundo um dos organizadores da mostra: “A seleção de filmes apresentados na mostra obedece à necessidade de mostrar o contexto da arte contemporânea com sua matéria prima, proveniente das raízes populares do século passado e, particularmente, com os filmes que foram marcos e referências do desenvolvimento histórico do cinema mexicano.“

As relações e semelhanças entre México e Brasil também serão abordadas durante os debates e sessões, no entanto, percebeu-se a necessidade de aproximação entre universos produzidos nesses países, e espera-se do festival a realização desse objetivo. ”Como uma vez disse Caetano Veloso, “México e Brasil são duas energias fortes, muito fortes”(...) o menu cinematográfico oferecido nessa oportunidade de aproximação dos jovens – e outros nem tão jovens – cineastas mexicanos com o público brasileiro. “

A festival fica em cartaz até o dia 14 maio, os filmes serão exibidos no Cinsp Paulo Emílio, no Centro Universitário Maria Antônia. Além disso, outros eventos relativos à mostra acontecerão na SP Escola de Teatro e na Tenda Cultural Ortega y Gasset. A programação completa está no site do Cinusp.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br