Os trabalhos recém expostos de Nino Cais no Paço das Artes podem ser definidos como "reciclagem" ou "ressureição" de imagens. O material consiste em fotografias apropriadas de livros, catálogos e revistas encontradas em sebos, a partir de onde o artista intervêm. Seja pela introdução de elementos como pedras, pedaços de pratos e xícaras, ou pelo desgaste conduzido por Nino, as obras - algumas previamente autorais, outras anônimas - são entregues ao público com significados novos. Segundo o artista de Um Cais para Nino: A Imagem na Imagem: "A ideia não é transformar nem negar a imagem da qual me aproprio, é trazê-la de volta com um novo ponto de vista, reforçá-la".
A exposição apresenta cerca de 90 imagens, entre colagens, autorretratos e instalações, sendo a maioria obras inéditas. O que fica evidente na exposição é a enorme qualidade da pesquisa de Cais, além de sua ampla capacidade de rediscutir, por meio de seus trabalhos, temáticas recorrentes na história da arte como o nu e a natureza morta.
Em comparação com a mostra realizada durante a 30a Bienal, a atual mostra no Paço das Artes tem como foco a relação de Nino com a produção imagética e sua complexidade. Relação essa que, para Tadeus Chiarelli, curador da mostra, pode ser descrita da seguinte maneira: “A base do desconforto que me causa a produção de colagens e autorretratos de Nino Cais é a diferença de propósitos e procedimentos que percebo nos dois tipos de produção: se em suas colagens Nino realiza uma operação de desnudamento do caráter artificial da imagem, salientando a materialidade do suporte que a sustenta e constitui, em seus autorretratos a impressão é a de que ele luta para fundir-se à realidade planar da imagem, como se o seu desejo fosse mesclar-se e desaparecer por entre os elementos que a compõem."
Outro importante ponto da obra de Nino é o enfrentamento narrativo entre construção/destruição na concepção da imagem: As imagens iniciais tornam-se elementos, ou seja, o artista retira sua natureza e as trata como “ sobras” ou “partes”, para, futuramente, serem imagens novamente.
Um Cais para Nino: A Imagem na Imagem: está exposta no Paço das Artes: Avenida da Universidade, 1. Telefone: 3814-4832. Horários: 3ª a 6ª, 10 h às 19 h; sábado e domingo, 12h30 às 17h30. Entrada gratuita. Até 07 de Setembro.