Buscando inserir assuntos relacionados às bibliotecas no contexto atual, o Sistema Integrado de Bibliotecas da USP realiza, no dia 10 de dezembro, o Seminário SIBiUSP: desafios e reflexões. O evento, que acontece no Complexo Brasiliana da USP, pretende pôr em discussão a profissão do bibliotecário, os desafios ligados aos sistemas de informação, novas tecnologias, entre outros temas.
“Vivenciamos um momento no qual o uso das tecnologias é cada vez maior”, conta Elisabeth Dudziak, bibliotecária integrante do Departamento Técnico do SIBi. “Por isso, do nosso ponto de vista, cresce a importância do design de interfaces para os sistemas de informação, em termos da experiência do usuário em relação aos sistemas de informação, mas também entendendo que estamos inseridos em um contexto educacional, de universidade.”
O seminário tem como primeiro convidado o engenheiro Romero Tori, professor da Escola Politécnica, que irá debater a questão da interatividade e experiência do usuário. Em seguida, o professor Luli Radfahrer, da Escola de Comunicações e Artes, fala sobre Big Data e as novas interfaces sociais.
Na parte da tarde, a equipe do Departamento Técnico apresenta uma visão geral sobre o SIBiUSP, relatando as atividades realizadas no ano de 2015. “Nós evoluímos em muitas coisas esse ano e queremos contar um pouco dessa trajetória, deixar isso registrado para as pessoas”, ressalta Anderson de Santana, também bibliotecário integrante do Departamento Técnico do SIBi.
Enquanto a primeira parte do evento contempla os desafios, a segunda parte traz as reflexões. O professor Luiz Felipe Pondé, da PUC-SP, fecha o seminário com o tema “Da necessidade de abrirmos a bibliografia em ciências humanas e filosofia”, que aborda a questão da ética do bibliotecário.
O evento será gravado e transmitido ao vivo via IPTV USP, sendo possível fazer perguntas pela internet. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site.