ISSN 2359-5191

08/05/2007 - Ano: 40 - Edição Nº: 15 - Sociedade - Escola de Comunicações e Artes
Comunicação é base de mudanças econômicas e sociais

São Paulo (AUN - USP) - Ao contrário do pensamento predominante, a globalização não é uma conseqüência de alterações nos contextos econômico e político, mas sim comunicacional. A comunicação evoluiu ao longo dos tempos devido às inovações tecnológicas ocorridas e, graças a essa evolução da mídia, aconteceu o processo da globalização, segundo Joelmir Beting, apresentador da rádio Bandeirantes, formado em Ciências Sociais pela USP.

Se a telecomunicação não tivesse sofrido a digitalização no século XIX , a informação não poderia rodar o mundo todo em um pequeno espaço de tempo e então não teria ocorrido esse fenômeno de interconexão de todos os mercados, governos e indivíduos do planeta.

Joelmir Beting acredita ainda que da evolução da comunicação veio também uma alteração no funcionamento do comércio: antes quem vendia é que impunha suas condições de venda; hoje, o consumidor é que o faz, já que os meios de comunicação geram uma grande facilidade em consultar diversos vendedores e optar pelo que lhe convém. Para não perder consumidores, os mercados individualizam seu atendimento, oferecendo um serviço personalizado. “Esse processo acabou com a inflação no mundo, só falta avisar o BC”, ironizou Joelmir, que trabalha principalmente com jornalismo econômico.

Ele falou a um público diverso, na quinta-feira, recentemente, no Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da ECA-USP, sobre o tema “A Mídia no Século XXI”. Tema esse que definiu como especulação, pois vivemos ainda o início do século e, dada a velocidade de transformações da mídia, é quase impossível prever seu futuro. Por isso, preferiu analisar o presente da comunicação, pois esse já é bastante complexo e fruto de uma evolução.

Essa evolução, segundo ele, foi puramente tecnológica e se deu em três fases. Primeiramente, no século XIX, a digitalização e a possibilidade de ligação do mundo todo. Depois veio a revolução do sem fio, proporcionando uma explosão de informação em quantidade, velocidade, tangibilidade e mobilidade, mas isso gerou uma queda na sua qualidade, pois ela tem pouco tempo para ser produzida e processada. E agora mobilidade e interatividade convergem em um ambiente em que a banda larga abre espaço para muitos canais de comunicação.

Tudo isso mudou também o jornalismo. Antes ele produzia conteúdo, agora está virando conteúdo, principalmente no rádio, TV e internet. O jornalista vive uma carreira onde “a única coisa permanente é a mudança”, com tudo ocorrendo em uma velocidade extremamente alta, gerando muito estresse.

A palestra de Joelmir Beting ocorreu na solenidade de encerramento do evento comemorativo dos 40 anos da Rádio Bandeirantes. A comemoração, além da palestra, contou com a transmissão ao vivo de quatro programas de rádio direto da Universidade, com a participação dos alunos, que tiveram a oportunidade de viver uma oficina de jornalismo prático e aprender como o rádio é feito.

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