ISSN 2359-5191

13/03/2008 - Ano: 41 - Edição Nº: 02 - Saúde - Centro de Práticas Esportivas
USP é pioneira em esporte subaquático

São Paulo (AUN - USP) - O Centro de Práticas Esportivas de Universidade de São Paulo (CEPEUSP) promove curso de Snorming, uma modalidade subaquática nascida no Japão e que agora chega ao Brasil. O esporte inédito em piscinas brasileiras consiste em uma série de exercícios seqüenciados com o uso de máscaras, respiradores e nadadeira.

A professora e coordenadora do curso, Maria de Lourdes Areias Mendes Cassis, conta que “a idéia [do esporte] não é mergulhar”, mas sim proporcionar o domínio dos movimentos corporais e relaxar a mente. São exercícios leves que causam prazer e desetressam como afirmam as iniciantes Neusa Almeida, de 78 anos, e Marta Bertoude, de 36 anos. Para a professora Cassis, o que mais importa é a interação que se cria naturalmente nos grupos, promovendo o sentimento de pertinência social devido, entre outros fatores esportivos, ao fato de os praticantes entrarem em contato com a cultura japonesa, o que constitui um laço em comum.

O Snorming é recomendado para todos, pois é relaxante e melhora o condicionamento aeróbico, “fortalecendo [os órgãos respiratórios] de uma forma suave e prazerosa”, conta Maria de Lourdes. Da mesma forma, a modalidade subaquática trabalha a musculatura tanto dos membros inferiores quanto superiores, o que proporciona condicionamento e domínio do corpo e da mente.

Atualmente, procuram o esporte pessoas que querem sentir prazer enquanto trabalham exercícios que não causam qualquer dano à musculatura além de serem apaixonados por água segundo revelou a professora Cassis. O novo esporte também é praticado por pessoas em recuperação de problemas musculares e respiratórios como é o caso do praticante Fábio Mendes que se recupera de uma complicação no joelho, ele acha que o Snorming “força o pulmão, mas é muito bom”.

O curso surgiu de uma iniciativa da Associação Japonesa dos Criadores do Snorming, que recebeu o apoio do CEPEUSP na empreitada de difundir a modalidade no continente sul-americano em intercâmbio esportivo-cultural. Para isso, entretanto, os incentivadores precisam transpor a barreira do elevado custo dos aparelhos, já que todos são importados do Japão, pois as máscaras são de acrílico, as nadadeiras são menores e mais maleáveis que as de mergulho e apenas os respiradores são convencionais. Contudo, a professora Maria de Lourdes acredita ser viável fazer uma versão nacional dos aparelhos, transformando os equipamentos similares para que possam atender as especificidades do Snorming.

Ainda há vagas para interessados nos cursos de especialização profissional bem como cursos abertos à comunidade. As aulas práticas para a comunidade acontecem às 10 horas das quartas e sextas-feiras de março e abril no conjunto aquático do CEPEUSP e custam R$90,00, enquanto o curso de especialização ocorre no mesmo dia às 14 horas e aulas teóricas às 15h30 também no CEPEUSP e custa R$440,00. Informação sobre inscrições pelo telefone (11) 30913361 e sobre o esporte pelo (11) 30913563.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br